Heraldo Almeida

O que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro g ênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • Dança

A Companhia de Dança de Salão Passo a Passo está com novas turmas, as segundas e quartas, às 20h.
Na escola Coaracy Nunes, esquina da av: Mendonça Júnior com a rua Hamilton Silva – Centro. Informações: 99179-5880.

 

  • Agenda

Dia 5 de abril tem agenda musical, na casa de eventos Dona Antônia, com o show, “Ô Zeca Meu Santo”, a partir das 22h.
Atrações: Mauro Cotta, Deize Pinheiro e Ingrid Satto. Violonista Nonato Leal receberá o troféu Vanguarda. Na av: General Gurjão – Centro. Informações: 99126-6869.

 

  • “LUZ”

Título do livro que a Banda Placa vai lançar, nesta terça (26), no Teatro das Bacabeiras (Centro), às 14h30.
A obra é em homenagem aos 36 anos do projeto musical criado pelos irmãos, Carlitão e Álvaro. Parabéns.

 

  • Eleição

Continuam as articulações para as eleições em algumas escolas de samba e na Liesap.
Na Liga o próximo gestor vai herdar dívidas, descrédito e 4 anos sem desfile. O desafio é grande.

 

  • Futebol

O destino do futebol amapaense precisa passar por um grande debate envolvendo clubes (cartolas), empresários, fornecedores, federação, atletas, treinadores, imprensa, sociedade, etc…
Apesar do esforço para realizar as competições, ainda é pouco para se tornar gigante, diante de algumas situações que travam a evolução desse apaixonante esporte.

 

  • Representante

O Amapá ocupa a cadeira da Secretaria Geral da Confederação Nacional de Quadrilhas Juninas (Conaqj), com o presidente da Fejufap, Dioney Furtado.
E eleição aconteceu em Aracaju (SE), na Assembleia Geral, nos dias 22, 23 e 24 de março. Parabéns e boa sorte.

 

  • Prêmios

Dia 7 de abril, a quadrilha junina Simpatia da Juventude, vai realizar um sorteio de prêmios para investir no seu projeto 2019.
Na sede de Boêmios do Laguinho (av: Gal Osório – Laguinho), a partir das 12h.