Heraldo Almeida

O que é música instrumental?


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar o compasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais freqüentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões.

Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

  • “Menina Moça”

Nome da primeira música da parceria de Rambolde Campos e Helder Brandão, no ritmo do Xote. “Vem me namorar, vem me namorar menina moça, me lambuzar feito um batom em tua boca…”.

 

  • “Pérola”

Concurso Pérola Negra está agendado para acontecer dia 13 de julho, na sede do Sindsep, em Fazendinha, às 22h.
São 24 belas candidatas, a maioria representando comunidades quilombolas amapaense.

 

  • Forrobodó

Vai começar o Pré-Forrazão Estadual de Quadrilhas Juninas da Fefap, nesta sexta e sábado (18 e 19), na Praça do Beirol (próximo ao Super Fácil), às 20h.
São 16 quadrilhas juninas, sendo oito por noite: 18 – Explode Coração, Pequena Dama, Constelação Junina, Revelação Mazaganense, Luar do Sertão, Guerreiros de Fogo, Fera Negra do Amapari e Magia da Juventude.
Dia 19: Coração Mazaganense, Renovação Junina, Fogo e Folia, Simpatia da Juventude, Encanto da Juventude, Gaviões do Norte, Flor Junina e Considerados dos Matutos.

 

  • Carnaval

Neste sábado (18) o prefeito de Macapá, Clécio Luis, e o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre irão anunciar apoio ao projeto de desfile das escolas de samba para o carnaval 2020.
Na Maison Nuance, Rua Jovino Dinoá – Beirol, às 20h.

 

  • Patrimônio

O Instituto do Patrimônio Cultural (Iphan) inicia pesquisa sobre as Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
O forró é uma manifestação cultural conhecida por seus ritmos musicais, danças e instrumentos tradicionais que já passa por um intenso processo de mobilização social. (www.portal.iphan.gov.br).

 

  • Blogando

O Blog da cultura está atualizado. Vá lá agora e confira as agendas com notícias de todos os segmentos artístico-culturais do Amapá. www.ocantodaamazonia.blogspot.com.
Macapá Verão
Prefeitura de Macapá já está planejada para a programação do Macapá Verão 2019 (em julho), com várias atrações artísticas no calendário. Informações: www.macapa.ap.gov.br).