Heraldo Almeida

O que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the S ky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

Agenda
É neste sábado, 13, o show do cantor e compositor Nilson Chaves, no Bar Vitruviano, a partir das 23:30h.
Av: Machado de Assis, entre as Ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva – Centro. Informações: 99118-9108.

“Canta Brasil”
Hoje (13) é dia de ouvir a boa música popular brasileira, no programa “Canta Brasil”, na Diário FM 90,9.
Das 6 às 8 da noite. Sintonize.

Exposição
“Momentos” é o nome da exposição coletiva que está acontecendo na Galeria de Artes Trokkal, na Praça Veiga Cabral, das 16h às 21h. Até o dia 19 de agosto.
Artistas: Ronaldo Picanço, Sebastian Campos, Jeriel, Miguel Arcanjo, Célio Souza, M. Silva, Grimualdo, Derlon Santana, Márcia Braga, Ecinildo e Marconi.

Legado
Não é apenas na capital carioca que os jogos olímpicos e paralímpicos deixarão legado.
Entre maio e agosto, a tocha olímpica passou por 328 cidades brasileiras, de todas as regiões do Brasil.
Em 22 delas, até setembro, serão erguidas manifestações em artes visuais permanentes, como monumentos e instalações, em homenagem ao período dos jogos e à passagem da chama olímpica. (www.cultura.gov.br).

Valorização
A cultura amapaense estará presente 100% nas escolas municipais de Macapá, valorizando a maior identidade cultural amapaense que é o Marabaixo.
Além do Marabaixo o Batuque, também passa a ter papel de destaque no ensino-aprendizagem.
A partir deste sábado, 13, os professores da rede participarão de capacitação para transmitir às crianças a historicidade dessas manifestações, de forma lúdica e prazerosa.
A Escola Josafá Aires será o primeiro polo da capacitação, que abrangerá professores de outras 11 unidades de ensino, totalizando cerca de 200 educadores por oficina. (Rita Torrinha).

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.