Heraldo Almeida

O que é música popular?


Música popular é qualquer gênero musical acessível ao público em geral. Distingue-se da música folclórica por ser escrita e comercializada como uma comodidade, sendo a evolução natural da música folclórica, que seria a música de um povo transmitida ao longo das gerações.

São muitos numerosos os gêneros inerentes à música popular tais como: o samba, chorinho, frevo, baião, maracatu, música caipira, música nativista gaúcha, as cantilenas, rock, blues, jazz. Em geral estão associados ao ritmo, a cultura e a construção de uma sociedade. Assim, pessoas nascidas durante os anos 60 tendem a apreciar as músicas dos anos 70, tais como os Beatles, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque de Hollanda e Quarteto em Cy ou os Rolling Stones, Mutantes, Os Novos Baianos e a Tropicália.

Evidentemente que é grande a variedade de gêneros apreciados e muitas vezes os que apreciam um gênero podem não apreciar outro. Como por exemplo brasileiro, um apreciador de Samba na grande maioria das vezes não aprecia a música sertanejo universitário, e vice-versa por motivos óbvios a sertanejo universitário utilizada cultura de massa e uma música de entretenimento utilizada pela mídia e o samba é cultura do povo brasileiro.

Muito da música popular provém de negócios disseminados com fins lucrativos. Executivos e empregados de negócios vinculados à música popular tentam selecionar e cultivar a música que teria um grande sucesso com o público, e assim maximizar os negócios da empresa. Nessa acepção, a música popular é distinta da música folclórica, criada pelo povo em geral para sua própria apreciação, e a música clássica, originalmente escrita para a igreja ou para a nobreza, e atualmente subsidiada pelos governos e universidades.

Apesar de os negócios controlarem os pilares da música popular, nem sempre os jovens aspirantes a se tornarem músicos populares são impulsionados pelo dinheiro. Em geral, eles aspiram a encontrar uma forma para sua expressão ou criatividade, ou simplesmente por diversão. Historicamente, os motivos de conflito de executivos e músicos se tornaram motivo de tensão na indústria da música popular pelo mundo.

Agenda
Nesta terça, 30, tem o show “Cores da Amazônia”, dos cantores Nivito Guedes e Paulinho Mururé, no Bar O Barril.
Na esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, às 19h.

Festejo
Dias 9 e 10 de setembro a comunidade de Ambé (distrito de Macapá) preparou uma programação para festejar São Roque, padroeiro do lugar, durante todo o dia.

Samba
Na sexta, 2, tem programação do projeto Samba no Mercado Central, a partir das 19h.
A bateria da escola de samba Piratas Estilizados é uma das atrações do evento.

Dança
Dias 3 e 4 de setembro o UniDança (Movimento Unificado de Grupos e Companhias de Dança do Amapá) será lançado.
O recurso arrecadado com no evento será investido na reforma da sala de dança do Teatro das Bacabeiras.
O movimento UniDança inicia, às 19h, naquela casa de cultura.

Homenagem
Dia 9 de setembro o cantor Roberto Carlos será homenageado no show “Ângelo Canta Roberto Carlos, no V11, na av: Princesa Isabel – Centro, em Santana, às 23:30h.
Ângelo é conselheiro estadual de cultura, do segmento da música.

Literatura
Com a carreira de cantor e compositor consolidada, Zé Miguel entra no mundo da literatura e já está escrevendo seu primeiro livro. Parabéns.

Oficina
O Sesc Amapá está com inscrições abertas para as oficinas “Interpretação Cinematográfica” e “Produção de Curta Metragem”.
De 7 a 10 de outubro, no Sesc Araxá, ministradas por Tomé Azevedo e Ana Vidigal.

Show
Cantor e compositor Zeca Baleiro tem show agendado em Macapá, dia 30 de setembro, no Ceta Ecotel, às 22h.