Heraldo Almeida

O sabor da música tucuju


Música – Ritmo 

São muitos os estilos e sabores das composições musicais, produzidas no Amapá, que retratam em seus sons e ritmos o que de mais belo existe nesse estado ao norte do Brasil, que faz fronteira com a Guiana Francesa e às margens do maior rio do mundo, o Amazonas. Mas a temática é a mesma. as coisas do Amapá. A linguagem da musicalidade tucuju, nas letras e melodias, são características verdadeiras de quem vive em um lugar com riquezas regionais espetaculares e verdadeiras, no meio da floresta amazônica e com uma matéria prima abundante e satisfatória.

O sabor das canções que cantam as coisas existentes no Amapá é degustado e aprovado pelos maiores e mais exigentes críticos da música brasileira, que já ouviram a beleza do cancioneiro tucuju. Produtores, músicos, compositores letristas, cantores e diretores brasileiros (de bom gosto), já provaram desse tempero musical regional, de um povo privilegiado que tem o seu lugar destacado em belas canções.

Os rios, povo, costumes, tradição, cultura, floresta e lugares existentes no Amapá são exaltados com sensibilidade por quem olha para cada peculiaridade e vê o que há de mais valor na alma e no coração do povo que mora nesse caldeirão cultural. Cada uma das pessoas é parte fundamental desse belo e natural cenário cultural amazônico.

Temperar as canções amapaenses com boa letra, melodia, ritmo forte, poesia, ouvir os sons das caixas de mar-a-baixo, batucar os tambores de um lugar e de um povo, é privilégio de poucos que conseguem provar do sabor do cancioneiro tucuju. Pra completar o cardápio, uma boa pitada da voz dos cantadores que fazem ecoar pelo mundo o som que o Amapá produz.

 

*****************************************

 

MARABAIXO: A festa Marabaixo é uma comemoração religiosa que acontece no Amapá, praticada por remanescentes de quilombos, os quais demonstram sua fé através da dança, do canto e do consumo da gengibirra, bebida feita à base de gengibre e álcool.  O Marabaixo é uma festa religiosa em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.

 

*****************************************

Essa canção da Amazônia
Que pode viajar mundo inteiro
Que pode regar o seu peito
Replantar a flor
Osmar Júnior

 

*****************************************

 

  1. Reencontro musical

O reencontro entre Zé Ramalho e Roberto de Recife, ganha especial in&eacu te;dito na TV por assinatura.
O conteúdo, que mistura depoimentos e musicais, vai ao ar no dia 28 desse mês pelo canal < /span>Music Box Brazil.

 

  1. Patrimônio cultural

O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, do Maranhão, agora é Patrimônio Cultural da Humanidadel. Uma expressão cultural de alta relevância para memória, diversidade cultural e histórica do Brasil.

O local já é reconhecido nacionalmente e, agora, essa riqueza está sendo consagrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. (www.cultura.gov.br).

 

  1. Pela vida

Assembleia Legislativa do Amapá lançou, na terça (10), o vídeo clipe “Diga Sim à Vida. Você Não Está Sozinho”, fazendo parte da Campanha de Enfrentamento ao Suicídio.
O jingle foi gravado por vários artistas amapaense cantando a música-tema do projeto. Parabéns, pela necessária iniciativa.
 

  1. Atrações

A última edição do Luau na Samaúma de 2019, que vai acontecer na sexta (13), na Praça da Samaúma – Araxá, a partir das 17h, terá vários artistas musicais que farão show por lá.
São eles: Amadeu Cavalcante, Nonato Santos, Coral Anjo da Guarda Civil de Macapá, João Amorim e Sambarte, além de contação de histórias.

 

  1. Imperador

O consagrado e mais premiado mestre de bateria do Amapá, Carlinho Bababá, é o novo contratado da Império da Zona Norte para o carnaval 2020.
Ele que é o principal detentor de título por todas as escolas onde passou, agora vai reinar como o Imperador da bateria da Zona Norte. Parabéns e boa sorte.

 

  1. Encerrando

Prazo para as escolas de samba se inscreverem no Edital da Prefeitura de Macapá e garantir recurso para o carnaval 2020, encerra no sábado (14).

Diretora presidente da Fundação de Cultura, Marina Backmam, já informou que o prazo não será prorrogado.

 

  1. Destaque

Cantora e compositora paraense, Dona Onete, é destaque internacional no jornal britânico “The Sunday Times”, com seu álbum “Rebujo”, escolhido um dos melhores de 2019.
O jornal considerou o álbum “a versão mais dançante do ano, independentemente da categoria”. O projeto entrou na lista como o melhor na categoria World Music, que se refere à música tradicional de uma cultura específica. Viva a música da Amazônia.