Heraldo Almeida

Ocupação da Galeria de Arte Antônio Munhoz


O Sesc Amapá lançou uma ótima oportunidade para quem é artista e quer montar sua própria exposição. Já está lançado o edital de inscrições para ocupação da Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes, localizada na unidade Sesc Araxá (orla de Macapá).

Serão selecionados 4 projetos em artes visuais para integrar a agenda de exposições da galeria durante 2019. As propostas podem ser individuais ou coletivas, de artistas residentes ou não no Estado do Amapá.

O edital aceita propostas em diversas linguagens, entre elas desenho, colagem, fotografia, gravura, pintura, escultura, instalação, entre outras, desde que as exposições consigam se adequar ao espaço físico da galeria e que não tenham realizado exposição individual na Galeria de Arte Antônio Munhoz Lopes em 2018.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas até 30 de novembro de 2018, pelos correios ou pessoalmente no setor de Cultura do Sesc Amapá. (www.sescamapa.com.br).

 

  • Prêmio

Recebo com carinho, da produtora Cais Cultura (Tati Pugliesi), o disco “Prêmio Grão de Música 2018”. A cantora amapaense, Oneide Bastos, está na relação dos quinze artistas homenageados no projeto, com a música “Flor da Ausência”, do compositor amapaense, Paulinho Bastos e do paraense Leandro Dias, que está no disco. O Prêmio Grão de Música é um espaço de valorização e promoção da música brasileira de todas as regiões e, principalmente, dos e das artistas que a representam. Idealizado pela cantora e compositora Socorro Lira, em 2014, realizado anualmente e atualmente acontece em São Paulo. A identidade visual é assinada por Elias Andreato. A entrega das estatuetas vai acontecer sábado (20), em São Paulo, na sala Olido – Centro.

 

  • Seminário

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vai promover seminário para discutir licenciamento ambiental e preservação do patrimônio cultural. As inscrições estão abertas e o evento está agendado para acontecer nos dias 22 e 23 de outubro, em Brasília na Confederação Nacional do Comércio de Bens (Quadra 2 – Bloco N – Asa Norte), das 8h às 18h30. O objetivo é discutir e reforçar a importância da preservação do patrimônio cultural e outros aspectos relevantes do licenciamento ambiental. (www.cultura.gov.br).

 

  • Silêncio total

Nem a Liga e nem as escolas de samba se manifestam a respeito do desfile do carnaval de 2019.
Com isso o tempo passa e “eles” continuam em silêncio total. #Guá!

 

  • Toada

Dia 3 de novembro o grupo de dança Essência da Amazônia, vai realizar o Festival de Rituais Indígenas. Na quadra do colégio Azevedo Costa, a partir das 10 da noite. A coordenação é do coreógrafo e estilista, Franco Santana.

 

  • Destaque

Músico, compositor e produtor, Alan Gomes, é um excelente artista amapaense e grande profissional da música. Com mais de 20 anos de carreira, muitos festivais e shows no Amapá e em outras cidades do país, e fora dele. Merece o destaque e o nosso respeito. Parabéns.

 

  • Agenda MPA

Duas mulheres, mãe e filha, juntas cantando nossa aldeia no palco do Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), dia 26, às 9 da noite. Nani Rodrigues e Loren Cavalcante estão prepararam um repertório especial refinado da boa música feita em casa. Convidados: Fátima Teixeira, Poetas Azuis, Hannah Cavalcante e Os Pinducos. Informações: 99111-0201 e 99187-7067.

 

  • “Timbres e Temperos”

Título do disco de Enrico Di Miceli, Patrícia Bastos e Joãozinho Gomes, que está sendo finalizado em São Paulo. Enrico e Joãozinho seguem para Sampa, na sexta (19), onde está residindo Patrícia, para fechar a obra.