Heraldo Almeida

Orquestra Criança Cidadã completa 13 anos nesta quinta (25) em Recife


A Orquestra Criança Cidadã (OCC) comemora 13 anos nesta quinta-feira (25), com a realização de um concerto, às 19h30, no Teatro de Santa Isabel, em Recife (PE). O projeto social, gerido pela Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), tem a missão de utilizar a música como ferramenta de transformação social a crianças e adolescentes carentes.

O idealizador e coordenador da OCC, João José Rocha Targino, foi recepcionado na última sexta-feira (19) pelo secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires. Atualmente, a Orquestra atende 360 crianças e jovens da comunidade do Coque e dos municípios de Ipojuca e Igarassu.

Além de aulas para o aprendizado de instrumentos de cordas, sopro e percussão, por exemplo, a instituição estende a atuação social com serviços de atendimento pedagógico, psicológico, médico e odontológico. Também oferece aula de inclusão digital, refeições e fardamento aos estudantes.
Em quase 13 anos, a OCC já recebeu mais de 30 prêmios em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com as comunidades, entre eles a escolha da orquestra como uma boa prática de inclusão social pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

  • Rainha

A bela jovem amapaense, Alice Nogueira, 20 anos, foi eleita a Rainha do 28º Festival da Gurijuba, que aconteceu no município de Amapá, no último final de semana, na Praça de Cabralzinho, Centro da cidade.
Alice está cursando o último semestre de Educação Física, Faculdade Fama, e esse foi o seu primeiro concurso. Parabéns.

 

  • Estação Lunar

Quinta (25) tem mais uma edição do projeto Estação Lunar, com sete shows de artistas regionais do Amapá, no balneário de Fazendinha, a partir das 19h.
Atrações: Ariel Moura, Nonato Leal, Oneide Bastos, Grupo de Marabaixo Guá (estilizado), Grupo Pilão, Zé Miguel e Banda Placa.

 

  • Níver

Nesta terça (23) o mestre do violão, Nonato Leal, está completando 92 anos de muita vida. É um exemplo de arte musical para as novas gerações. Parabéns.

 

  • Homenagem

Cantor e compositor amapaense, Finéias Neluty, compôs uma bela música em homenagem às festividades de São Tiago (padroeiro de Mazagão).
Batizada de “Festa de São Tiago” com um ritmo bem dançante que é característica própria do autor. Parabéns.

 

  • Carnaval

Saiu a ordem de apresentação dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro 2020.
Dia 23/2 : Estácio de Sá, Viradouro, Mangueira, Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, União da Ilha e Portela. Dia 24/2: São Clemente, Vila Isabel, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Mocidade e Beija Flor.

 

  • Enredo

A escola de samba carioca campeã do grupo especial no carnaval 2019, Mangueira, anunciou seu enredo para 2020: “A Verdade Vos Fará Livre”.

 

  • Novidade

Banda Negro de Nós está gravando seu novo disco pra homenagear os 20 anos de sucesso, que o grupo está completando em 2019.