Heraldo Almeida

Palmares certifica comunidades quilombolas


x-default

A Fundação Cultural Palmares (FCP), instituição vinculada ao Ministério da Cultura, certificou na sexta (13), em portaria no Diário Oficial da União, 29 comunidades remanescentes de quilombos no Maranhão.

Com isso, a FCP contabiliza 500 certidões e 682 comunidades reconhecidas somente no Maranhão. Em todo o Brasil, são 2.465 certificados emitidos para 2.890 comunidades quilombolas.

A emissão de Certidão de Autodefinição de Comunidade Remanescente de Quilombo reconhece que a população e a área que ocupam têm relação com os antigos quilombos. Com isso, a comunidade tem acesso a direitos e amparos legais, estabelecidos pelos artigos nº 215 e nº 216 da Constituição Federal, que preveem a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro e a obrigação do poder público em promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.

O certificado, que é emitido apenas pela FCP, é o primeiro passo a ser dado pelas comunidades remanescentes de quilombo que desejam a regularização de seu território. Pois com ele, a comunidade pode entrar com um processo de titulação de território quilombola no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). (www.cultura.gov.br).

 

Abandono
Já falei muitas vezes, neste espaço, que a “Cidade do Samba” está abandonada pelas escolas de samba.
Nenhuma agremiação carnavalesca está trabalhando no local. Isso é fato.

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Rainha
Tradicional concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense vai acontecer no dia 18 de fevereiro, na sede do Trem Desportivo Clube, idealizador do baile.
Onze candidatas concorrendo.

Imperdível
Juntos, o rei da Zankerada, Finéias Nellutty e o rei do Carimbó, Pinduca, farão dois shows no Amapá.
Em Macapá, dia 10 de fevereiro, no Clube do Arrocha (antigo Biroska) e em Santana, na Dimpu’s Club, dia 11 às 23h. Informações: 98137-3130 e 99142-2061.

Circuito
Vem aí a 8ª edição do circuito Carnaval Beira Rio, com participação de vários blocos carnavalescos.
São eles: É Noiz, GDM Folia, Fefam Folia, Tomaladacá, Charqueiros, Nana Banana, Bloco Beijo.
Dias 18 e 19 de fevereiro, na Praça Isaac Zagury, a partir das 20h. Informações: 99206-6402 e 99133-4356.

Direito
Assinado acordo que formaliza a reabertura do Escritório Regional de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.
A presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Helena Severo, e o diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) do Ministério da Cultura (MinC), Cristian Santos, decidiram. (www.cultura.gov.br).

Talento
Cantora amapaense, da nova geração, Deize Pinheiro, está planejando novo projeto musical e já caiu no gosto popular.
Produtor e músico, Finéias Nelluty, foi o escolhido da artista para contribuir a ideia. Boa sorte.

Banzeiro
Presente de aniversário para nossa querida Macapá. Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-Fogo, dia 4 de fevereiro. O maior projeto de massificação do nosso Marabaixo
Os ensaios iniciam na sexta, 20, às 19h, na Praça Floriano Peixoto.