Heraldo Almeida

Piratuba, a Cantoria no Lago


Criada em 1980, a reserva biológica do Lago Piratuba, entre o mar e o mangue, está localizada no município de Cutias do Araguari. Uma área de 395 mil hectares de vida, mas tudo isso pode acabar se suas “maravidas”, doadas pela natureza, continuarem recebendo a ignorância humana. É isso, que o poeta Osmar Júnior chama a atenção em seu projeto musical. Vida.

Esse projeto, que canta a vida, é resultado de anos de estudos, idealizado pelo autor, que resultou em um registro de um DVD, CD e um livro(escrito pelo poeta, escritor e parceiro de Osmar Júnior, Fernando Canto), sobre sua visão desse cantador de vidas. A idéia de construir esse projeto veio de estórias e “causos” contados pelo pai e avô de Osmar, ele quando menino ouvia histórias fantásticas sobre aquele santuário de encanto e beleza, chamado Piratuba, lugar onde eles nasceram, cresceram e amaram o lugar, as aventuras de uma vila que um dia existiu no lugar. Depois de anos ouvindo as boas histórias daquele paraíso, o poeta prometeu: “Um dia ainda vou cantar aqui. A minha canção, uma flor desse lugar, essa gente, esse lago são riquezas que precisam ser respeitadas, preservadas e conservadas. Porque de lugares como o iratuba, dependem grande parte da vida no planeta. É isso que eu sou e é isso que eu canto”. Disse o poeta.

“Piratuba: A Cantoria no Lago” revela ao mundo em sons e imagens, a beleza da Reserva Biológica do Piratuba, tendo como cenário um local incessível à maioria das pessoas. O resultado do projeto encanta aos olhos e aos sentidos, e emociona pela exuberância do cenário(água, mangue, pássaros, sol, noite, lua e poesia). O poeta doa ao público, mostrando em canções e imagens, para imortalizar seus mais de 30 anos de carreira, o lugar onde nasceram seus ancestrais.

Piratuba: A Cantoria no Lago é a Saga de um Poeta-Cantador em sua Nave-Troco, que canta a vida de seu planeta Amapá, chamando a atenção do mundo para a vida de quem vive naquele paraíso natural, ameaçado de destruição.

 

  • Instrumental

Nesta quinta (6) é dia de ouvir a boa música instrumental no Norte das Águas, com o grupo Amazon Music e convidados, a partir das 21h.
Complexo Marlindo Serrano – Araxá. A coordenação da “Quinta do Jazz” é do cantor e compositor Finéias Neluty.

 

  • Corrigindo

Aniversário de 45 anos da escola de samba Piratas Estilizados é no dia 5 de janeiro de 2019, e não em 5 de dezembro como postado ontem, nesta página.

 

  • Cortejo

Cortejo de aniversário do Banzeiro do Brilho-de-Fogo vai acontecer no daí 16 de dezembro (domingo), com saída, às 17h, da av: Coaracy Nunes – Centro, ao lado do Banco do Brasil.

 

  • Referência

A Galeria de Artes Samaúma, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, é hoje, o local de maior referência das artes plásticas do Amapá.
Obras de vários artistas estão lá expostas aguardando a sua visita. A coordenação é do artista plástico, Wagner Ribeiro. Parabéns.

 

  • DVD

Sábado (8), às 20h, o cantor e compositor, João Amorim, vai gravar seu 1º DVD (Passa Tchonga), no Teatro das Bacabeiras. Imperdível.

 

  • “Samba In Rio”

Nome do projeto que valoriza os sambistas amapaenses, virou referência, e que já realizou diversos eventos do segmento.
A coordenação é do sambista Bruno Matos (Brunex), um dos criadores do “Samba In Rio Amazonas. Parabéns.

 

  • No ar

Programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9) é o principal divulgador das obras e dos artistas tucujus. O único 100% no rádio amapaense.
De segunda à sexta, 16h. Bom de ouvir.