Heraldo Almeida

Prêmio Cultura Populares


Os municípios de Natal (RN), Manaus (AM), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), São Paulo (SP), Santana de Parnaíba (SP) e Soure (PA) serão os primeiros a receber, esta semana, oficinas gratuitas do Ministério da Cultura (MinC) para auxiliar os interessados em participar da 6ª edição do Edital Culturas Populares. Não será necessária inscrição prévia. Representantes do MinC estarão à disposição do público para tirar dúvidas, apresentar o edital e orientar como devem ser feitas as inscrições. As oficinas serão ministradas nas cinco regiões do País.

O 6º Prêmio Culturas Populares: Edição Selma do Coco é a maior premiação da cultura popular em termos de valores e número de premiados, concedida pelo MinC desde 2007. Serão investidos R$ 10 milhões em 500 iniciativas que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade a atividades culturais de todo o Brasil, como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba-meu-boi, boi de mamão, entre outras.

Na edição 2018 do Edital, cada um dos premiados receberá R$ 20 mil, o dobro de 2017. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho, pela internet, na página http://culturaspopulares.cultura.gov.br/, pelo sistema Salic, ou via postal.

O edital premiará iniciativas em cinco categorias: 200 prêmios para mestres e mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de Grupos sem CNPJ; 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 30 para pessoas jurídicas com ações comprovadas em acessibilidade cultural; e 20 para herdeiros de mestres e mestras já falecidos (in memoriam).

Lançado no último dia 27, em Recife (PE), a 6ª edição do Prêmio Culturas Populares homenageia a cantora pernambucana Selma Ferreira da Silva, a Selma do Coco, falecida em 2015. (www.cultura.gov.br).

 

  • Inauguração

Sábado, 12, tem baile da saudade de inauguração da casa de shows Panamá Eventos, a partir das 21h.
Travessa Julião Ramos – Jesus de Nazaré. Informações: 99146-9931.

 

  • Agenda

Sexta, 11, tem agenda musical na nova casa Samba Café, na esquina da av: 1º de maio com a rua Jovino Dinoá – Trem, a partir das 10 da noite. Atrações: Quinteto.com, Loren Cavalcante, Neivaldo, Mayara Braga, show Nós e Elas.

 

  • Forrozão

O 18º Pré-Forrozão da Simpa vai acontecer nos dias 18 e 19 de maio, na sede do Trem Desportivo Clube, a partir das 20h.
Na av: Feliciano Coelho – Trem.

 

  • Miss Amapá

A modelo amapaense Tharcila Hellen, vai realizar o concurso “Miss Amapá Model 2018”, com mulheres de 16 a 26 anos de idade.
Data e local a definir, mas a Inscrições estão abertas. Informações 98135-6619 e 99132-5323.

 

  • Exposição

Artista plástico e designer amapaense, Ralfe Braga, está expondo 22 obras no CEU das Artes (Zona Norte), em homenagem aos 260 anos da cidade de Macapá.
Nome da exposição é “Reminiscência”. Até dia 11 de maio.

 

  • Indicação

Programa “O Canto da Amazônia”, que apresento na Diário FM 90,9, de segunda à sexta, 16h, foi indicado ao Troféu Imprensa 2018 na categoria “Melhor Programa de Cultura e Informação no Rádio”. Acesse www.tucujudeouro.com.br e vote.

 

  • Tambor

O aniversário de 73 anos do bairro do Laguinho vai acontecer nos dias 26 e 27 de maio, no banco da Amizade – Laguinho. Das 09h às 20h, com uma grande programação artística cultural.