Heraldo Almeida

Projeto de leitura ocupa Praça Veiga Cabral


Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e democratizar o acesso ao livro desde a infância, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará no dia 14 de outubro, das 16h30 às 18h, o projeto Leitura na Praça, na Veiga Cabral. Organizado pelas Divisões de Recursos Didáticos e de Educação Infantil, a iniciativa ocupará o espaço com múltiplas atividades de mediação de leitura para receber cerca de 200 alunos da educação infantil (crianças com idade entre 4 e 5 anos) com música, brincadeiras, palhaços, colorido e personagens de histórias infantis.

Será um momento de aprendizado coletivo, no qual as crianças escutam histórias, leem umas para as outras e se divertem livremente, dando asas às suas infinitas criatividades. Os cantos temáticos serão divididos em 10: Meio Ambiente; Cantinho Étnico (O cabelo de Lelê); Leitura e música (Claudevânia); Na magia dos contos de fadas; O encanto das lendas; Criança também tem direitos; Cantinho do gibi; No mundo de Lobato; Historias da vovó e Criança também conta história (livros compostos somente de imagem). Os cantinhos funcionarão por meio de rodízio, com duração de 20 minutos para cada, ou seja, a criança usufruirá de todas as atividades.

A Praça Veiga Cabral, localizada no Centro de Macapá, desde que foi revitalizada pela prefeitura, tornou-se um ponto de encontro e lazer para a população macapaense. Diversas tribos e as famílias voltaram a frequentar o local e se encontram para se divertir, conversar e até realizar aniversários infantis. Cada vez mais a praça está sendo explorada para atividades culturais, e a iniciativa da Semed será uma das primeiras ações de incentivo à leitura naquele espaço. Será um evento voltado a alunos da rede municipal de ensino, mas também será aberto à comunidade. (Rita Torrinha/Asscom Semed).

Projeto MPA
Sexta, 7, é a vez do cantor e compositor Zé Miguel, fazer show no Projeto da Música Popular Amapaense (MPA).
Artistas convidados especiais: Loren Cavalcante, Amado Amâncio e Anna Macedo.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, às 21h. Informações: 99118-2900.

Dança
Quinta, 6, tem espetáculo de dança “Divertissement”, no Teatro das Bacabeiras, às 19:30h.
A realização é do Graham Cia de Dança.

“Batom Bacaba”
Nesta quarta, 5, tem show de lançamento do CD “Batom Bacaba”, da cantora amapaense Patrícia Bastos, no Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo, às 20:30h.
Dia 11 de novembro é em Macapá, no Teatro das Bacabeiras.

Mais forte
A cada sexta-feira o Projeto MPA fica mais forte. O espaço está ficando pequeno para receber tanta gente que valoriza a música feita em casa, com tempero amazônico na temática.
No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro, às 21h.

Luto
A cultura amapaense perde Sebastian Campos, mais um talentoso artista, que atuava em vários segmentos.
Na quadra junina, teatro, carnaval e outros. Faleceu, ontem (4), no Hospital. Sua alegria vai deixar saudade.

“Pêndulo”
Titulo da nova música do cantor e compositor Paulinho Bastos, que já está em estúdio gravando seu 1º CD.
Já estamos no aguardo.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data para acontecer. Dias 21 e 22 de outubro, no Norte das Águas (Araxá), Complexo Marlindo Serrano.
A produção é do artista Finéias Nelluty.