Heraldo Almeida

Resultado


Lembrança

Cantor e compositor, Lemos Coiê, nascido em Serra do Navio (AP), destacava sua terra em suas canções.
O CD “O Trem Partiu” é um exemplo.

 

Agenda

Show de Lia Sophia “Voz e Cordas”, dia 23 de dezembro, no Vitruviano, às 22h. Um presente de natal.
Av: Machado de Assis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado (atrás da Assembleia Legislativa. Informações: 98122-4919. (mesas limitadas).

 

Presentão

Dia 30 de dezembro tem agenda musical com o show “As Meninas da Amazônia” (Brenda Melo, Lucinhas Bastos e Juliele).
No bar “O Barril”, esquina da AV: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, às 22h. Informações: 98137-3130 e 99113-9341.

 

Reflexão

Ano de 2016 “findando” e a classe artística refletindo sobre projetos realizados e a falta de fomento e incentivo para a realização de muitos outros. Expectativa para o novo ano que está bem aí.

 

Abandono

É triste ver a situação em que se encontra o tradicional Trapiche Eliezer Levy, em total abandono.
Se não cuidarem daquele patrimônio, qual o objetivo de sua permanência ali.

 

Destaque

Cantor Amadeu Cavalcante é uma das maiores referências da música amazônica.
Com mais de 35 anos de carreira e vários discos gravados. Merece o destaque e o registro da coluna.

 

Parabéns

Minha querida mãe, dona Elza, está de aniversário nesta terça (20), completando 76 anos de muita vida.
O amor, admiração e respeito que sinto por ela ainda é pouco diante de tudo o que ela me proporciona. Feliz aniversário, minha “veia”.

 

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular tem atuação nacional e sua missão consiste na pesquisa, documentação, difusão e execução de políticas públicas de preservação e valorização dos mais diversos processos e expressões da cultura popular.

Sua estrutura abriga: o Museu de Folclore Edison Carneiro, a Biblioteca Amadeu Amaral e os setores de Pesquisa e de Difusão Cultural, além da área administrativa.

Criado em 1958 e vinculado ao Iphan desde 2003, o Centro atua em diferentes perspectivas com o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular. Entre suas principais ações destacam-se os projetos de fomento da cultura popular, desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) e Sala do Artista Popular (SAP); programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore.

Na área de difusão e formação de público, destacam-se o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio.

E na área de documentação, o tratamento, atualização e disponibilização dos acervos museológico (14 mil objetos – MFEC), bibliográfico e sonoro-visual (300 mil documentos – BAA), parte deles disponibilizada em suas coleções digitais. (www.portal.iphan.gov.br)