Heraldo Almeida

Roberto Freire é o novo ministro da Cultura


Em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) tomou posse nesta quarta-feira (23/11) como ministro da Cultura. Ele substitui o diplomata Marcelo Calero, que pediu demissão na última sexta-feira.

Em breve ato, com a participação de familiares e parlamentares, Freire destacou o compromisso com o contínuo processo de reforma do Ministério da Cultura (MinC) e de seus instrumentos e políticas, de forma a torná-los mais eficientes e transparentes.

“Racionalidade na gestão para integrar os trabalhos da pasta, tendo com fim a satisfação da demanda de bens culturais da sociedade. Exatamente por ter uma compreensão da Cultura como elemento central de identidade, de reflexão e mesmo de entretenimento, buscaremos tornar a pasta elemento de inclusão social por meio do incentivo e da ampliação do acesso dos bens culturais”, afirmou Freire.

Com cerca de 40 anos de vida pública, o novo ministro completaria sete mandatos na Câmara dos Deputados. Antes disso, foi deputado estadual eleito por Pernambuco, e senador, entre 1995 e 2002. Também é presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS), do qual foi um dos fundadores.

“Sabemos da importância e das dificuldades da tarefa posta. Mas tenho a certeza de que contarei com a boa vontade de todos os que trabalham na área, pois todos nós temos um objetivo comum, a Cultura como móvel fundamental da formação do ser e da nossa nação, para avançarmos o processo democrático e sermos contemporâneos do futuro”, destacou Freire.

Presente à cerimônia, o presidente da República, Michel Temer, enfatizou a confiança no bom desempenho de Freire frente ao ministério por conhecer sua trajetória na política. “Você traz para o governo a simbologia de quem tem um passado de lutas em favor do Brasil. Temos, hoje, a absoluta certeza de que o governo está ganhando muito”, sentenciou. (www.cultura.gov.br).

Festival
Nação Marabaixeira vai realizar o 1º festival “Cantando Marabaixo”, dias 3, 4 e 17 de dezembro, no Centro Cultural Raízes do Bolão (Maloca da Tia Chiquinha).
Inscrições até esta sexta, 25, na Seafro, rua Gal. Rondom entre as avs: Raimundo Álvares da Costa e Enestino Borges – Centro.

Agenda MPA
Na sexta, 25, tem show de lançamento do CD “Nas Asas da Noite”, do cantador Nonato Santos, no Projeto da Música Popular do Amapá (MPA).
Artistas convidados: Zé Miguel, Paulinho Bastos, Nathal Villar e Helô Melém. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilto Silva, a partir das 21h. Informações: 99193-1110.

“Bandáia”
Nome do grupo que anima o projeto “Roda de Batuque”, todo domingo, às 17h, no bar O Barril, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro.
Mais um evento de valorização da cultura amapaense. Compareça.

Prazo
Secretário de Cultura, Carlos Matias, anunciou que até o final de dezembro fecha o balanço e entregará a Secult totalmente apta e com as instituições prontas para receberem recursos..

Prestação de contas
“O problema maior ali é prestação de conta de convênios. Já emitimos mais de 200 notificações. É muita gente e não é de agora, não. Isso vem de muitos anos”. Disse o secretário da Secult, Carlos Matias.

Legalidade
“De acordo com a nova Lei do Sistema Estadual de Cultura, tudo será através de chamamento público e as instituições que não estiverem aptas, regularizadas, estarão fora e não poderão participar”. Informou o secretário de cultura Carlos Matias.

Antigo
“As pendências das instituições culturais que conveniaram com o governo do estado, vem de governos anteriores, desde o tempo da Fundecap”. (Carlos Matias secretário da Secult).

E o carnaval
“E o carnaval não é diferente. Eu já avisei as escolas de samba há muito tempo. Já disse que está muito difícil e as escolas precisam encontrar outras alternativas de captação de recurso. O que o governo pode auxiliar é com a estrutura que tem, mas financeiramente é quase impossível”. Finalizou o secretário Carlos Matias (Secult).