Heraldo Almeida

Saga da Amazônia


O cantador e compositor brasileiro, Vital Farias, que nasceu no sítio Pedra D’Água, município de Taperoá, estado da Paraíba, expressa na canção Saga da Amazônia, todo seu sentimento de amor à Amazônia e conta para o mundo, através de música, o sofrimento daquele povo com o crime causado pelo homem sobre a natureza.

Era uma vez na Amazônia a mais bonita floresta, mata verde, céu azul, a mais imensa floresta, no fundo d’água as Iaras, caboclo lendas e mágoas e os rios puxando as águas.

Papagaios, periquitos, cuidavam de suas cores, os peixes singrando os rios, curumins cheios de amores, sorria o jurupari, uirapuru, seu porvir era: fauna, flora, frutos e flores. Toda mata tem caipora para a mata vigiar, veio caipora de fora para a mata definhar e trouxe dragão-de-ferro, prá comer muita madeira e trouxe em estilo gigante, prá acabar com a capoeira.
Fizeram logo o projeto sem ninguém testemunhar, prá o dragão cortar madeira e toda mata derrubar: se a floresta meu amigo, tivesse pé prá andar eu garanto, meu amigo, com o perigo não tinha ficado lá. O que se corta em segundos gasta tempo prá vingar e o fruto que dá no cacho prá gente se alimentar? Depois tem o passarinho, tem o ninho, tem o ar, igarapé, rio abaixo, tem riacho e esse rio que é um mar.

Mas o dragão continua a floresta devorar e quem habita essa mata, prá onde vai se mudar? Corre índio, seringueiro, preguiça, tamanduá, tartaruga: pé ligeiro, corre-corre tribo dos Kamaiura. No lugar que havia mata, hoje há perseguição. Grileiro mata posseiro só prá lhe roubar seu chão, castanheiro, seringueiro já viraram até peão, afora os que já morreram como ave-de-arribação. Zé de Nata tá de prova, naquele lugar tem cova, gente enterrada no chão: Pois mataram índio que matou grileiro que matou posseiro, disse um castanheiro para um seringueiro que um estrangeiro roubou seu lugar
Foi então que um violeiro chegando na região ficou tão penalizado que escreveu essa canção e talvez, desesperado com tanta devastação, pegou a primeira estrada, sem rumo, sem direção, com os olhos cheios de água, sumiu levando essa mágoa dentro do seu coração.

Aqui termina essa história para gente de valor, pra gente que tem memória, muita crença, muito amor, pra defender o que ainda resta, sem rodeio, sem aresta, era uma vez uma floresta na linha do equador.

 

  • É hoje

Vai começar a temporada 2018 do maior projeto da Música Popular Amapaense (MPA), hoje realizado no estado. Nessa quarta edição são 22 artistas somente cantores, sem falar nos músicos, compositores, artesãos, poetas, artistas plásticos, etc. É um movimento musical que integra outras artes. Amadeu Cavalcante, Osmar Júnior, Zé Miguel, Val Milhomem, João Amorim, Brenda Melo, Beto Oscar, Nivito Guedes, Banda Negro de Nós, Enrico Di Miceli, Helder Brandão, Loren Cavalcante, Banda Afro Brasil, Roni Moraes, Cléverson Baia, Nani Rodrigues, Mayara Braga, Nonato Santos, Rambolde Campos, Finéias Neluty, Paulinho Bastos e Joãozinho Gomes. Reserve sua mesa pelo 99126-6262.
No Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano – Araxá, a partir das 9 da noite. Informações: 99126-6262.

 

  • Mobilização

Domingo, 23, um grupo de brincantes (diretores, simpatizantes e apaixonados por Boêmios do Laguinho) convidou a comunidade para discutir e planejar uma agenda de eventos para a escola.
Na sede da Nação Negra, av: Gal. Osório, entre as ruas Eliezer Levy e Gal. Rondon – Laguinho, a partir das 12h. Vai lá.

 

  • Sonora 2

Maestro Manoel Cordeiro veio a Macapá gravar algumas músicas de seu novo disco, “Sonora Amazônia 2”.
Em breve estaremos tocando no programa “O Canto da Amazônia” (Diário FM 90,9). Aguarde.

 

  • Blog

Agora, além do rádio, O Canto da Amazônia virou blog www.ocantodaamazonia.blogspot.com.
Visite e viaje nos assuntos da cultura e arte tucuju.

 

  • Lual

Dia 28 de setembro tem o 2º Luau da Samaúma de 2018 com a temática “Brega Retrô”.
Vários segmentos artísticos e culturais estarão lá, além das diversas exposições. É na Praça da Samaúma em frente ao Ministério Público, no Araxá, a partir das 5 da tarde.

 

  • Agenda MPA

Dia 28, sexta, tem show de Amadeu Cavalcante e Cléverson Baia no palco do Norte das Águas, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, a partir das 9 da noite.
A abertura é com o festivaleiro Chermont Júnior (voz e violão). A realização é do Projeto MPA (Música Popular Amapaense). Informações: 99126-6262 e 99148-5866.

 

  • “Sou do Norte”

Título do 1º disco (CD) do cantor e compositor da nova geração tucuju, Leandro Sheike.
São seis músicas com temática amazônica no repertório. Parabéns.