Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • Homenagem

Consagrado cantor e compositor, Lulu Santos, faz homenagem à Rita Lee, gravando o disco “Baby”, com 12 faixas dos clássicos da artista.
Lulu diz: “A Rita é uma nave mãe de todos os meus desejos”. Bela referência.

 

  • Novidade

Poetinha Osmar Júnior, já finalizando a gravação de seu novo disco e prepara um grande show para lançar a obra.
Não deixou escapar o título do novo filho, mas imagine logo que vem coisa boa por aí, com o jeito Osmar júnior de ser.

 

  • Exposição

Continua a exposição do projeto Art Amazon, no Garden Shopping (Rodovia JK), durante o horário comercial.
Vários artistas plásticos estão com suas obras por lá. Visite.

 

  • Destaque

Cantora e compositora amapaense, Oneide Bastos, com quase 40 anos de carreira, discos gravados, participação em muitos shows e festivais, dentro e fora do Amapá, além do exterior.
Merece o destaque e o registro da coluna.

 

  • Sintonize

Ouça o programa “O Canto da Amazônia”, na Diário FM 90,9, de segunda à sábado, às 16h.
Uma linguagem amazônica de valorizar a arte de nossa aldeia.

 

  • Dança

De 12 a 14 de abril vai acontecer o I Seminário de estudos e Pesquisas em Dança em Macapá.
O evento vai acontecer na Biblioteca Pública Elcy Lacerda – Centro.

 

  • Agenda

Dia 4 de maio tem show nacional “Todo Caminho é Sorte, em Macapá, da cantora Roberta Campos.
Na casa de show Prime (antiga Green). Informações: 98137-3130.