Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicaçã o de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

Agenda
Nesta quinta, 28, será a última edição do projeto Estação Lunar de 2016, no balneário Fazendinha, a partir das 19h.
Atrações musicais: Helder Brandão, Grupo Filhos do Curiaú (batuque), Grupo Pilão, João Amorim, Banda Negro de Nós, Nilson Chaves. Faz parte da programação do Macapá Verão.

Desaparelhando
Ministro da Cultura, Marcelo Calero, publicou no portal do MinC (www.cultura.gov.br) que “a partir da próxima semana o Ministério da Cultura abre processo seletivo para cargos de confiança que deverão preferencialmente ser preenchidos por servidores de carreira.
Esse é o primeiro passo para posicionar a cultura como eixo estratégico de desenvolvimento econômico e agente efetivo de inclusão social.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Amapá Jazz
A 8ª edição do Amapá Jazz Festival já tem data definida para acontecer. Dias 20, 21 e 22 de outubro no Norte das Águas – Complexo Marlindo Serrano (Araxá), em Macapá – AP.
É o maior festival de música instrumental da Amazônia. Produção de Finéias Nelluty.

Segredo
Presidente de Boêmios do Laguinho, Jocildo Lemos, informou que já tem o nome do novo intérprete da escola, mas que ainda mantém em segredo.
A comunidade não entende o motivo de tanto segredo. Se anunciar logo ganha tempo para iniciar os ensaios. Dica.

Silêncio
Das 10 escolas de samba do Amapá, 9 estão caladas e sem nenhuma atividade sendo realizada.
Apenas a bateria de Piratas Estilizados está ensaiando, às terças e quintas, na quadra do colégio Azevedo Costa (Laguinho), às 21h.

Homenagem
Grupo Pilão será o homenageado do Estação Lunar, na quinta, 28, no balneário de Fazendinha,a partir das 19h. A Programação faz parte do Macapá Verão 2016.
Em setembro o grupo completará 41 anos cantando e massificando a cultura amapaense pelo Brasil.