Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • Sem apoio

O Movimento Negro do Município de Calçoene (Monemucal), que há 13 anos realiza atividades da cultura negra do Amapá.
Oficinas diversas, palestras, grupo infantil de Zimba, concurso do Mais Belço Negro e Mais Bela Negra, além de outros projetos.
Detalhe: O projeto nunca recebeu nenhum recurso público para realizar as atividades.

 

  • MPA

Projeto Musica Amapaense (MPA) está definindo agenda para acontecer até dezembro, no Norte das Águas, Complexo Marlindo Serrano (Araxá).
É a valorização das músicas e artistas que cantam a nossa aldeia. Aguardem.

 

  • Cobrança

Os artistas que se apresentaram na programação da festa de São Tiago, em Mazagão Velho, estão cobrando os cachês dos shows.

 

  • Corrida

Sesc –AP vai realizar o 1º Circuito Sesc de Corridas, dia 9 de setembro, com saída, às 6 da manhã, em frente à escola (av: Jovino Dinoá – Beirol).
Inscrições pelo site www.sescamapa.com.br. São 5KM.

 

  • Amapá Jazz

Dias 18, 19 e 20 outubro vai acontecer a 10ª edição do Amapá Jazz Festival, o maior divulgador da música instrumental da Amazônia.
No Norte das Águas, no Complexo Marlindo Serrano – Araxá, a partir das 9 da noite.

 

  • Agenda

Cantor Mauro Cota e o maestro Manoel Cordeiro têm agenda marcada dia 7 de setembro, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a parir das 10 da noite.
Participações especiais de Patrícia Bastos e Felipe Cordeiro.

 

  • Imperdível

Vá agendando aí. Dia 3 novembro tem show dos cantores Paulinho Pedra Azul e Eudes Fraga, no palco do Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a parir das 10 da noite.