Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • Referência

O paulista Dante Ozzetti, acaba de produzir mais um projeto musical brasileiro, que é o primeiro disco “Princesa de Aiocá”, da cantora paulista Mari Furquim. Neste projeto ela gravou a música Dançando Com Sereia, de Enrico Di Miceli e Joãozinho Gomes.
Além de produtor, Dante e arranjador, compositor e violonista, e é quem assina os trabalhos de produção da amapaense Patrícia Bastos.

 

  • Aguardando

Artistas (segmento música) que se apresentaram na programação da festa de São Tiago (julho), em Mazagão Velho, continuam aguardando o pagamento dos cachês. São mais de 40 artistas.
A secretária de cultura em exercício, Oriane Suçuarana, garantiu que essa semana a Secult vai quitar o débito.

 

  • Museus

O Instituto Brasileiro de Museus publicou, nesta terça (2), uma lista com 139 entidades museológicas aptas a concorrer a 28 prêmios de R$ 100 mil, cada, para desenvolverem projetos de modernização de museus.
As instituições estavam entre as 197 inscritas no Edital de Chamamento Público Nº 1, de Julho deste ano. (www.cultura.gov.br).
Os prêmios disponibilizam um total de R$ 2,8 milhões para ações que vão desde digitalização do acervo até reforma da infraestrutura. (www.cultura.gov.br).

 

  • Samba

Quinta, 4, na sede do MV13 (esquina da av: 1º de Maio com a rua Odilardo Silva – Trem), vai acontecer o maior festival de samba do Amapá, o Macapá Samba Fest, a partir das 7 da noite.
São mais de 22 artistas. Boa pedida.

 

  • “O Almoço”

Título da música de Joãozinho Gomes e Enrico Di Miceli, em homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Canção gravada pela cantora amapaense Patrícia Bastos.

 

  • Jazz

A 10ª edição do projeto musical “Amapá Jazz Festival” está agendado para acontecer nos dias 19 e 20 de outubro, no Norte das Águas (Araxá), a partir das 19h.
Dia 19 – Carvô Jazz, Elias Coutinho e Amazon Music, e Ricardo Pereira. Dia 20 – Ariel Moura, homenagem ao mestre Espíndola, Ney Conceição e Big Band, mestre Solano da Guitarada.

 

  • Agenda MPA

Mês de outubro começando muito bem para o Projeto Música Popular Amapaense (MPA), sexta (5), com o show de Enrico Di Miceli e Brenda Melo, no palco do Norte das Águas.
No Complexo Marlindo Serrano (Araxá), a partir das 9 da noite. A abertura fica por conta da cantora da nova geração, Nara Lima. Informações: 99913-1818 e 98119-2970. Imperdível.