Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • É hoje

Neste sábado (2) tem desfile dos blocos carnavalescos da LIBA, na av: FAB (Praça da bandeira), a partir das 19h, em frente ao antigo palanque.
São oitos blocos confirmados: Pau Grande, Mancha Negra, Mãe Luzia, Unidos do Cabralzinho, Kubalança, Pica Pau, Rolará e Bafo da Onça. Entrada franca.

 

  • Festival

No domingo (3) tem festival de samba de enredo dos carnavais inesquecíveis e a escolha da melhor bateria 2019.
Oito escolas na disputa: Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Embaixada de Samba, Emissários da Cegonha, Império da Zona Norte.
Em frente ao colégio Azevedo Costa, na av: José Antônio Siqueira, entre as ruas Gal. Rondon e Eliezer levy – Laguinho, às 21h. Entrada franca.

 

  • Costa Norte

Nome do Movimento criado nos anos 80 pelos artistas Osmar Júnior, Amadeu Cavalcante, Zé Miguel e Val Milhomem.
A valorização dos ritmos do Marabaixo e Batuque, letra e melodias que retratam nossa aldeia, é a grande “sacada” deles. Estão voltando.
Título do projeto musical da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), que estará de volta mais fortalecido.
Tem como objetivo a valorização da música amapaense regionalizada.

 

  • Sacada

Cantor Amadeu Cavalcante anunciou, no programa O Canto da Amazônia (Diário FM 90,9), na sexta (1), que para o carnaval 2020 vai reunir os artistas e gravar um disco com as músicas regionais no ritmo de carnaval. Boa sacada.

 

  • Em Lisboa

Cantor e compositor amapaense, Cley Luna, que está morando Lisboa (Portugal), já com agendas marcada cantando as músicas amapaenses nos bares e casa de shows.
É a música tucuju conquistando o mundo.

 

  • Voltando

Projeto “Bandaia” coordenado pelo cantor e compositor João Amorim, está voltando com a temporada 2019. No aguardo.

 

  • Coreógrafos

A quadrilha junina Simpatia da Juventude contratou cinco coreógrafos, para a quadra junina 2019.
Igor Brendo, Kauê Modesto, Adriano Lima, Walace Brito e Júnior Coveiro, estão realizando um belo projeto. Parabéns.

 

  • Sampa

Ontem (1) e hoje (2) São Paulo está mostrando ao mundo a força de seu carnaval. Luxo, história, beleza e competência. Parabéns.