Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • Samba

Neste sábado (22) o projeto Pagode do Josimar vai receber o sambista Xandão, com participação de Cafú Rota Samba Charlinho e Josimar.
Na casa de show “beija Flor Festas e Eventos, na Rua Hamilton Silva, entre as avs: 13 de Setembro e Felipe Camarão – Trem, a partir das 18h.

 

  • Pérola

Dia 29 (sábado) será o coquetel de apresentação das candidatas e lançamento do concurso Pérola Negra, na casa de cultura Sankofa (Orla do bairro Santa Inês), às 20h.
O concurso está agendado para acontecer em 13 de julho (Fazendinha), às 22h.

 

  • Quadrilha

Quadrilha junina Raízes Culturais arrumando a bagagem para participar do XI Festival Nordestino de Cultura Junina Nacional, de 11 a 14 de julho, na cidade de Floriano (PI). São 25 quadrilhas juninas de 11 estados.

 

  • Ensaios

Iniciou nesta sexta (21) a agenda de oficinas e ensaios do projeto de cultura popular Banzeiro do Brilho-de-Fogo, na Praça Floriano Peixoto – Centro, às 19.
Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar. Basta ir ao local e se inscrever (sexta e sábado).
O Cortejo de Verão irá acontecer dia 7 de julho, em Fazendinha.

 

  • Oficina

De 24 a 28 de junho, às 14h, o Sesc/AP (projeto Arte da Palavra) vai realizar a oficina “Literatura e Artes Visuais – a Aventura de Ilustrar”.
A inscrição vale 1kg de alimento não perecível. Informações: 3241-4440 (Ramal-239).

 

  • Música

Dia 29 de junho (sábado), tem show da cantora amapaense, Ariel Moura, e da Guianense, Regine Lapassion, no Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 21h.
Como convidado especial do pianista Denis Lapassion. Informações: 98109-5560.

 

  • Estação Lunar

Nome do projeto que faz parte da programação do Macapá Verão e que acontece toda quinta de jullho, em Fazendinha, a partir das 19h. Confirmado.