Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicação de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana).

 

  • Contratação

A mais querida do carnaval amapaense, Piratas Estilizados, contratou um time campeão para o carnaval 2020, direto do Rio de Janeiro, para reforçar a ala de intérpretes. São eles: Tinga (Vila Isabel), Bakaninha (Beija-Flor) e Emerson Dias (Salgueiro).

 

  • Voltei

O Cidadão do Samba, Aureliuano Neck, está de volta à sua escola de berço, Piratas Estilizados, onde começou como intérprete. Já cantou em quase todas as escolas e , também, assinou muitos sambas e venceu em todas.
Ele retorna para assumir o microfone número 1 da escola mais querida do carnaval amapaense, a alaranjada Piratas Estilizados, como um bom filho.

 

  • Do Osmar

Poetinha da Amazônia, Osmar júnior, postou em sua página no Facebook: “Não se preocupe. O Deus conhece seus desejos e pensamentos. Vê você fazendo sexo ou nú, desejando o mau ou bem. Mas para um criador isso não interessa né? O que interessa é a sua sabedoria e amor, não se sinta paranóico. O que é da carne é da carne, o que é do espírito é do espírito”.

 

  • Carna Funk

Maracatu da Favela vai realizar mais um grande evento com sua marca de qualidade, o Carna Funk, com a 5ª edição do concurso Rainha Gay Verde Rosa.
Dia 8 de fevereiro, na quadra da escola, na av: Padre Júlio – Stª Rita, a partir das 21h. Informações: 98120-6066.

 

  • Merecida Homenagem

Nesta sexta (10), o cantor e compositor, Paulo de Tarso, vai homenagear o consagrado sambista, Jorge Aragão, um dos maiores ícones artistas do samba brasileiro.
No Carinhoso Drinks (esquina da av; Raimundo Álvares da Costa com a rua Marcelo Cândia – Stª Rita), a partir das 22. Informações: 98137-7991 e 99962-1573.

 

  • Cantador

Cantor e compositor tucuju, Nonato Santos, foi selecionado no Festival de Música Gonzagão, em Exu (PE), com a música de sua autoria, Te Quero. O evento vai acontecer de 21 a 25 de janeiro. Parabéns e boa sorte ao nosso cantador da Amazônia.

 

  • Núcleo de Arte

A organização do projeto de Piratas Estilizados, para o carnaval deste ano, vem sendo destaque em todos os lugares e chamando a atenção de quem milita no segmento, isso graças ao planejamento feito “lá atrás”.
Nesta sexta (10), às 19h, será inaugurado o Núcleo Estilizado de Arte Carnavalesca Mário Corrêa, na rua General Rondon, entre as avs: Mãe Luzia e José Tupinambá – Laguinho.
O lugar foi projetado, exclusivamente, para criação, produção e confecção de fantasias e adereços, além de espaço para reuniões estratégicas das equipes técnicas da escola. O nome Mário Corrêa é em homenagem a um dos grandes militantes que defendeu a marca Estilizados com seu trabalho, e que faleceu recentemente.