Heraldo Almeida

Saiba o que é cultura de massa


A expressão “Cultura de Massa”, posteriormente trocada por “indústria cultural”, é aquela criada com um objetivo específico, atingir a massa popular, maioria no interior de uma população, transcendendo, assim, toda e qualquer distinção de natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica. Todo esse conteúdo é disseminado por meio dos veículos de comunicaçã o de massa.

Antes do advento da cultura de massa, havia diversas configurações culturais – a popular, em contraposição à erudita; a nacional, que entretecia a identidade de uma população; a cultura no sentido geral, definida como um conglomerado histórico de valores estéticos e morais; e outras tantas culturas que produziam diversificadas identidades populares.

Mas, com o nascimento do século XX e, com ele, dos novos meios de comunicação, estas modalidades culturais ficaram completamente submergidas sob o domínio da cultura de massa. Veículos como o cinema, o rádio e a televisão, ganharam notório destaque e se dedicaram, em grande parte, a homogeneizar os padrões da cultura.

Como esta cultura é, na verdade, produto de uma atividade econômica estruturada em larga escala, de estatura internacional, hoje global, ela está vinculada, inevitavelmente, ao poderoso capitalismo industrial e financeiro. A serviço deste sistema, ela oprime incessantemente as demais culturas, valorizando tão somente os gostos culturais da massa.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é introjetada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada, e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica. (Ana Lúcia Santana)

Livro
Recebi da Editora Letra Livre um exemplar do novo livro do jornalista e escritor brasileiro, Henrique Medeiros, “Palavras Correndo Atrás de Textos – Poemas e Outros Escritos”. Ele nasceu em Corumbá (MS).
Um livro que fala em buscas, mas também o trazer das emoções. Agradecido.

Projeto MPA
Chegou o grande dia do retorno do projeto da Música Popular Amapaense (MPA), nesta sexta, 9, às 21h, no Bar O Barril, na esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro.
Mais de 20 artistas confirmados: Amadeu Cavalcante, Marcelo Dias, Rambolde, Banda Negro de Nós, Rosane Rodrigues, Loren Cavalcante, Brenda Melo, Roni Moraes, João Amorim, Finéias Nelluty, Enrico Di Miceli, Mayara Braga, Paulinho Bastos, Nonato Santos, Carlos Pirú, Banda Afro Brasil, Jorginho do Cavaco, Helder Brandão, Beto Oscar, Chermont Júnior Oneide Bastos, Joãozinho Gomes, Naldo Maranhão Cléverson Baia e outros. Informações: 99126-6262.

Bolsa
Inscrições abertas até 19 de outubro para o edital “Bolsa Funarte Formação em Artes Cênicas 2016”.
Funarte vai proporcionar 19 bolsas a artistas brasileiros, no valor de R$ 46 mil.
O objetivo é dar apoio, parcial ou integral, ao desenvolvimento de programas de residência e aperfeiçoamento artístico nas áreas de circo, dança e teatro, por um período de seis a oito meses, em território nacional ou no exterior. (www.cultura.gov.br)

Agenda
Sábado, 10, tem o show “Gigantes da MPA”, com Osmar Júnior e Zé Miguel, na V11 Gold, em Santana.
Na av: Princesa Izabel – Centro. Informações: 99162-2818.

Cantando
No sábado, 10, a cantora Loren Cavalcante vai soltar a voz no espaço cultural “Mão na Massa”, às 21h.
Rua 1 do ramal do Seringal, ao lado do Monumento Marco Zero do Equador. Informações: 99127-0368.

Identidade
As artes produzidas no Amapá chamam a atenção pelas temáticas que retratam a realidade da identidade tucuju.

Musicalidade
O cantar amapaense está soando bem longe de seu ninho, em lugares distantes que sempre imaginamos que um dia seriamos ouvidos.