Heraldo Almeida

Saiba o que é música instrumental


A expressão música instrumental distingue toda música produzida exclusivamente por instrumentos musicais. Porém, ao contrário do que parece, a música instrumental não é necessariamente desprovida da voz e do canto. Em alguns casos, como “Taiane”, do brasileiro Hermeto Pascoal, ou “The Great Gig in the Sky”, da banda inglesa de rock progressivo Pink Floyd, a voz é usada como instrumento musical.

Até o início do século XVI, os instrumentos musicais eram usados apenas para acompanhar os cantos ou marcar ocompasso das músicas. A partir disso, as composições instrumentais foram ficando cada vez mais frequentes até que, durante o período barroco, a música instrumental passou a ter importância igual à vocal. Foi durante o período clássico (da música), porém, compreendido entre os anos de 1750 e 1810, que a música instrumental passou a ter importância maior do que a vocal, devido ao aperfeiçoamento dos instrumentos e ao surgimento das orquestras.

Como não podia deixar de ser, a música popular brasileira moldou-se a partir de todas estas fontes, bem como das influências vindas da música africana, trazida por negros de vários lugares, e também da música indígena de diversas regiões. Historiadores da música afirmam que a modinha (da Europa) e o lundu (da África) são as grandes influências da música popular brasileira e, juntamente com o schottish, a valsa, o tango e a polca, são grandes influências também para o choro, que é essencialmente instrumental, e considerado primeiro gênero popular urbano do Brasil. Os principais instrumentos utilizados no choro são o violão de 7 cordas, violão, bandolim, flauta, cavaquinho e pandeiro, embora diversos outros instrumentos tenham sido utilizados.

 

Formação
Setor cultural irá contar com mais jovens profissionais com formação técnica, com o recém-lançado Mediotec, braço do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Destinado a oferecer formação técnica e profissional a estudantes do Ensino Médio, com cursos no campo da cultura.
Os cursos são voltados para alunos do Ensino Médio das redes públicas estaduais e totalmente custeados pelo MEC. (www.cultura.gov.br).

Sucesso
Foi sucesso o lançamento do projeto “Chorinho e samba de Raiz” no sábado, 21, no bar o “Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva, 15h. Será todo sábado.
Lolito do Bandolim, Beto 7 Cordar e Jorginho do Cavaco, são os anfitriões. Vamos lá.

Edital
Prefeitura de Macapá lançou, ontem, 23, o edital para seleção de atrações artísticas no aniversário da cidade, 4 de fevereiro.
Fundação de Cultura (Fumcult) e Macapatur são os órgãos coordenadores da programação.

Curiosidade
Foi a Mangueira quem criou a ala das Baianas no carnaval brasileiro, na década de 1960. 125 mulheres na avenida desfilaram pela verde e rosa.
A coordenadora da ala foi Dona Neuma, amiga de Tia Zica, esposa de Cartola.

O melhor
Jamelão até hoje é considerado o melhor intérprete de samba de enredo do carnaval brasileiro. Reconhecido por todos.
Foi pela Estação Primeira de Mangueira que o mestre ecoou sua voz para o mundo. Faz falta.

Negro de Nós
Com 18 anos de música, 11 discos gravados e lançados, e 1 DVD, a banda Negro de Nós está selecionando repertório para o 12º CD.

“Eu sou Daqui”
Nome do show que os cantadores Amadeu Cavalcante e Branda Melo vão realizar, no dia 3 de fevereiro (véspera do feriado), no bar “O Barril”. Uma homenagem aos 259 anos da cidade de Macapá (4 de fev.).
Convidados especiais: Zé Miguel, Banda Placa, Rambolde Campos e Nani Rodrigues.
Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton silva, às 22h. Informações: 99126-6262 e 98119-2790.

Teatro
Espetáculo “As Domésticas” está de volta no Teatro das Bacabeiras, dia 29 de janeiro, às 20h.
A realização é da Cia. Teatro do Riso.