Heraldo Almeida

Salgueiro homenageia o primeiro palhaço negro do Brasil


A Acadêmicos do Salgueiro já tem enredo para o carnaval de 2020, no Rio. Ele foi anunciado pelo carnavalesco Alex de Souza, que vai para seu terceiro carnaval na escola. No próximo desfile, vermelho e branco da Tijuca vai apresentar “O rei negro do picadeiro”.

Dando seguimento aos enredos com temática negra, com os quais a escola nutre grande identificação, o Salgueiro vai prestar uma homenagem aos 150 anos de Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil. Além do Salgueiro, já escolheram seus enredos para o carnaval do ano que vem a Mocidade Independente de Padre Miguel, a São Clemente e Paraíso do Tuiuti.

Depois de dois anos defendendo enredos afro com um viés mais histórico e crítico, Alex de Souza propôs um tema mais lúdico, leve e colorido, mas ainda dentro do espírito de valorização da temática do negro.

“[Buscamos um enredo] que tivesse uma mensagem importante para a atualidade. Chegamos ao Benjamin, um personagem pouco conhecido, pouco reverenciado, mas com uma contribuição imensa para a arte”, disse o carnavalesco na apresentação do enredo.

Componentes do Salgueiro, como o ator Ailton Graça – que já foi palhaço – e que pretende desfilar representando o Benjamin de Oliveira, estiveram na apresentação. (www.salgueiro.com.br).

 

  • É hoje

É neste sábado que vai acontecer a 19ª edição do Forrozão da Simpatia da Juventude, na sede do Trem Desportivo Clube (av: Feliciano Coelho) – Trem, a partir das 20h.
São 10 quadrilhas juninas que estarão na disputa e mais a escolha do melhor marcador e miss caipira.

 

  • Museus

Na segunda (13) começa a 17ª Semana Nacional de Museus, em todo o país, e muitas programações artísticas vão encantar a população.
Em Macapá, em vários locais, muitas agendas serão realizadas.

 

  • Conquista

Mais de R$ 211 milhões destinados a convênios e termos de execução descentralizada, fomento e compromisso cultural, serão fiscalizados em 2019 pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania.
O trabalho será desenvolvido pela Coordenação-Geral de Acompanhamento e Prestação de Contas da Secretaria da Diversidade Cultural. (www.cultura.gov.br).

 

  • Enredo

No carnaval de 2020, Acadêmicos do Salgueiro vai prestar homenagens aos 150 anos do primeiro palhaço negro do Brasil, Benjamin de Oliveira, com o enredo, “O Rei Negro do Picadeiro”.
Bela homenagem.

 

  • Samba e pagode

Neste sábado (11) o projeto Pagode do Josimar vai receber o grupo Pagode do Maradona, na casa de eventos Beija-Flor, na rua Hamilton Silva entre as avs: 13 de Setembro e Felipe Camarão – Trem, a partir das 18h.
Show imperdível com Josimar e Cafú Rota Samba, relembrando os clássicos do samba brasileiro, da década de 90.

 

  • Guitarrada

Dia 18 de maio (sábado) terá o encontro Pará e Amapá de Guitarrada, com Mestre Solano (Pará) e Finéias Neluty (Amapá).
No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, às 22h.

 

  • Marabaixo

Domingo (12) tem programação do Ciclo do Marabaixo na Favela, em homenagem às mães, a partir das 17h, no Barracão Dica Congó.
Na av: Mendonça Júnior, entre as ruas Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, com o grupo Raízes da Favela.