Heraldo Almeida

Samaúma: a rainha da floresta


Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.

Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.

Em determinadas épocas “estrondam” irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.

A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na atualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante. (www.caliandradocerrado.com.br).

 

  • Festival

Movimento Nação Marabaixeira vai realizar a 2ª edição do Festival estudantil Cantando Marabaixo, em 16 de junho, Dia Estadual do Marabaixo.
Nove (9) escolas estão concorrendo. Na quadra do colégio Azevedo Costa – Laguinho, às 19h.

 

  • Domingueira

Associação Quilombola Tia Bela vai realizar a 1ª Domingueira Junina, dia 24 de junho, na comunidade de Campina Grande, a partir das 14h.
Todo dinheiro arrecadado no evento será para a construção do posto de saúde da vila.

 

  • Agenda

Sexta, 8, tem show em homenagem aos namorados, com Amadeu Cavalcante e Nani Rodrigues (marido e mulher), “Amor e Música”. No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá, 22h. Informações: 99111-0201 e 99126-6262.

 

  • Macapá Verão

Última semana de inscrição para artistas interessados em participar do Edital para o Macapá Verão 2018 (até sexta, 8). Informações no site da prefeitura de Macapá www.macapa.ap.gov.br.

 

  • Exposição

Continua, até 15 de junho, a exposição “Macapá 260 Anos – Reminiscência”, do artista plástico e designer amapaense, Ralfe Braga.
No restaurante Sagrada Família, na av: Presidente Vargas entre as ruas Tiradentes e Gal. Rondon – Centro.

 

  • Imperdível

Dia 15 de junho tem o show “Maioridade” da Banda Negro de Nós, no Norte das Águas, a partir das 22h. Como convidado especial o cantor Neivaldo Santos. No Norte das Águas (Complexo Marlindo Serrano) – Araxá. Informações: 99124-6737 e 99174-7851.

 

  • Bandaia

Todo domingo tem o projeto Roda de Bandaia, no Norte das Águas, a partir das 17h, com assinatura do cantor e compositor João Amorim.
No Complexo Marlindo Serrano – Araxá.