Heraldo Almeida

Samaúma: a rainha da floresta


Samaúma ou Sumaúma (Ceiba pentranda) é uma árvore encontrada na Amazônia. É considerada sagrada para ao antigos povos “maia” e os que habitam as florestas. A palavra samaúma é usada para descrever a fibra obtida dos seus frutos. A planta é conhecida também por algodoeiro. Cresce entre 60–70m de altura e o seu tronco é muito volumoso, até 3 m de diâmetro com contrafortes. Alguns exemplares chegam a atingir os 90m de altura, sendo, por isso, uma das maiores árvores da flora mundial.

Essa árvore consegue retirar a água das profundezas do solo amazônico e trazer não apenas para abastecer a si mesma, mas também pra repartir com outras espécies. De crescimento relativamente rápido, pode alcançar os 40 metros de altura.

Em determinadas épocas “estrondam” irrigando toda a área em torno dela e o reino vegetal que a circunda.

A samaumeira é tipicamente amazônica, conhecida como a “árvore da vida” ou “escada do céu”. Os indígenas consideram-na “a mãe” de todas as árvores. Suas raízes são chamadas de sapobemba. Estas raízes são usadas na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.

Além disso, a árvore apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, protegendo inclusive as demais árvores e os habitantes da floresta.

A fibra é muito leve, altamente inflamável e resistente à água. O processo de separação da fibra é manual. É usada como uma alternativa ao algodão para encher almofadas, colchões (antigamente) e para isolamentos. Na atualidade, a sumaúma foi substituída por materiais sintéticos. As sementes produzem um óleo usado para fabricar sabão e também são usadas como o fertilizante. (www.caliandradocerrado.com.br).

 

  • Folia

Neste sábado, 16, tem o 2º Baile de Carnaval de Salão do bloco carnavalesco Kubalança, na casa de shows Pavão Drink’s (av: José Tupinambá, antiga Nações Unidas – Laguinho), às 22h.
A animação fica por conta da Banda Pó de Mico. Informações: 99142-7473 e 98101-4147.

 

  • Silêncio

Os laguinhenses apaixonados por futebol e carnaval, estão calados diante da triste realidade do São José (clube) e Boêmios do Laguinho (escola de samba).
As duas instituições estão sem atividades e com problemas judiciais e administrativos. Acorda.

 

  • Eleição

Em breve haverá eleição na Liga das Escolas de Samba e o nome do presidente de Piratas Estilizados, Diego Cearense, aparece como o mais cotado pra assumir a Liesap.
Também concordo. Seria o meu candidato, se eu estivesse direito a voto. É organizado, sério, responsável e independente.

 

  • Funarte

O pianista (doutor em Música) Miguel Proença é o novo presidente da Fundação Nacional das Artes, em substituição ao ator Stepan Nercessian.

 

  • Sambas inesquecíveis

Três sambistas num show especial cantando sambas enredos inesquecíveis do carnaval amapaense, domingo (17), na casa de shows Gringo (rua Tiradentes, entre as avs: Procópio Rola e FAB – Centro), às 18h.
Neck, Taysson Tiassu e Nonato Soledade. Informações: 99172-2530 e 99143-8581.

 

  • “Viva Lula”

Nome do show beneficente em prol do tratamento de saúde do cantor Lula Gerônimo, que vai acontecer na sede da Assemp (Rodovia Duca Serra), no sábado (16), às 12h.
Mais de 30 artistas, de vários segmentos, estão confirmados. Informações: 99963-6670.

 

  • Dançando

Neste sábado (16) haverá aulão de dança (ventre e salão), no Núcleo Âmago, a partir das 9h, na rua Gal. Rondom, 145 – Laguinho, entre as avs: Pedro Américo e Marcílio Dias. Informações: 98137-3430.