Heraldo Almeida

Samba aposta na fusão de ritmos


Nascido no início do século 20 nas casas de baianas que se mudaram para o Rio de Janeiro, como a lendária Tia Ciata, o samba ganhou o mundo. Um dos ritmos mais populares do Brasil, conquistou gerações de fãs e extrapolou as próprias fronteiras, fundindo-se com estilos tão diversos quanto o jazz, o funk, o soul, o rock, o pop e até mesmo a música eletrônica.

A mundialmente famosa bossa nova, com seu balanço, surgiu nos anos 50, com raízes no samba e influência do jazz. Porém, foi com o som instrumental conhecido como samba jazz ou jazz samba que a fusão se aprofundou. De um lado, a batida cheia de suingue, e de outro, improvisos e harmonias jazzísticos. Moacyr Silva, Sérgio Mendes, J.T.Meirelles, Edison Machado, Dom Um Romão, Zimbo Trio, João Donato e Milton Banana Trio deram vid a a essa escola. Com a explosão da bossa e a imigração de muitos músicos brasileiros para os Estados Unidos, o samba jazz ganhou adeptos na terra do Tio Sam, como o guitarrista Charlie Byrd e o saxofonista Stan Getz, que flertaram com o estilo.

Para o sambista e compositor carioca Nei Lopes, as fusões são positivas quando acontecem de forma espontânea. “No caso do samba e do jazz, há uma grande familiaridade. São músicas irmãs, que compartilham origens comuns, como ocorre também entre o samba e a música afro-cubana”, destaca. (www.cultura .gov.br).

 

  • O Inferno é Aqui

Os demônios foram parar nas páginas do livro “O Inferno é Aqui”, do escritor, cineasta e publicitário André Schuck, publicado no Brasil pela Editora Coerência.
O enredo desta perturbadora história gira em torno de um psicopata que convive com demônios. Ele e sua esposa sequestram uma garota que acreditam ser a reencarnação da filha que perderam ainda na gravidez, devido ao abuso de drogas. (www.lcagencia.com.br).

 

  • Bregaço-Aço

Na sexta (9) vai rolar o “Bregaço-Aço de Raiz”, em homenagem aos dias dos pais, na casa de eventos Dona Antônia (av: Gal. Gurjão – Centro), a partir das 22h, com Mauro Cotta e Batan. Informações: 99200-3533.

 

  • Clássicos do Samba

Sambista Jorginho do Cavaco está preparando a segunda edição do show “Jorginho do Cavaco Canta Clássicos do Samba”, ainda sem data definida.
Será uma bela homenagem aos grandes compositores brasileiros do samba de raiz.

 

  • Oscar

Inscrições abertas, até 16 de agosto, para a seleção de filmes brasileiros candidatos ao Oscar 2020. As inscrições deverão ser feitas por meio do formulário disponível no portal oscar.cultura.gov.br. maiores informações no site www.cultura.gov.br.

 

  • Direito

Prorrogado, até 15 de setembro, o prazo para consulta pública sobre a necessidade de se reformar a Lei de Direitos Autorais no Brasil.
É o primeiro passo para a construção de um anteprojeto de lei para a LDA com a formulação de uma política pública destinada ao setor, incluindo a participação da sociedade civil. (www.cultura.gov.br).

 

  • Patrimônio

O Dia do Patrimônio Cultural é celebrado em 17 de agosto em homenagem ao nascimento do primeiro presidente do Instituto do Iphan: Rodrigo Melo Franco de Andrade.

 

  • Destaque

A porta bandeira amapaense, Alessandra Azevedo, vai realizar a 3ª edição do Encontro de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeira no Meio do Mundo e o 1º Prêmio Maria Lina & Falconeri, de 5 a 7 de setembro, com participação de renomados artistas brasileiros, desse quesito e intérpretes. Parabéns.