Heraldo Almeida

Samba aposta na fusão de ritmos


Nascido no início do século 20 nas casas de baianas que se mudaram para o Rio de Janeiro, como a lendária Tia Ciata, o samba ganhou o mundo. Um dos ritmos mais populares do Brasil, conquistou gerações de fãs e extrapolou as próprias fronteiras, fundindo-se com estilos tão diversos quanto o jazz, o funk, o soul, o rock, o pop e até mesmo a música eletrônica.

A mundialmente famosa bossa nova, com seu balanço, surgiu nos anos 50, com raízes no samba e influência do jazz. Porém, foi com o som instrumental conhecido como samba jazz ou jazz samba que a fusão se aprofundou. De um lado, a batida cheia de suingue, e de outro, improvisos e harmonias jazzísticos. Moacyr Silva, Sérgio Mendes, J.T.Meirelles, Edison Machado, Dom Um Romão, Zimbo Trio, João Donato e Milton Banana Trio deram vida a essa escola. Com a explosão da bossa e a imigração de muitos músicos brasileiros para os Estados Unidos, o samba jazz ganhou adeptos na terra do Tio Sam, como o guitarrista Charlie Byrd e o saxofonista Stan Getz, que flertaram com o estilo.

Para o sambista e compositor carioca Nei Lopes, as fusões são positivas quando acontecem de forma espontânea. “No caso do samba e do jazz, há uma grande familiaridade. São músicas irmãs, que compartilham origens comuns, como ocorre também entre o samba e a música afro-cubana”, destaca. (www.cultura.gov.br).

Amcap
Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), se preparando para eleger sua nova diretoria, biênio 2017 e 2018. A eleição está marcada para o dia 28 de dezembro.
Cantor Amadeu Cavalcante, atual presidente, se apresenta como pré- candidato.

Espetáculo
Tribunal de Justiça do Amapá – Tjap deu um show na organização da 18ª Cantata Natalina, ocorrido no domingo 27, na esquina da av: Fab com a rua Gal. Rondom – Centro.
Espetacular as apresentações dos corais do Tribunal (adulto e infanto-juvenil) e o do Ministério Público – MP. Um show de cultura musical, antecipando a chegada do mês natalino (dezembro). Parabéns.

Agenda MPA
Sexta, 2 de dezembro, tem show da cantora Mayara Braga, no Projeto MPA (Música Popular Amapaense). Uma linguagem bem amazônica de cantar as coisas tucujus. Artistas convidados: Finéias Nelluty, Claudete Moreira, João Amorim, Laura do Marabaixo e Ariel. No bar “O Barril”, esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilto Silva, a partir das 21h. Informações: 99186-6670.

Rainha
Dia 2 de dezembro tem coquetel de lançamento do 35º concurso Rainha das Rainhas do Carnaval Amapaense 2017.
Na sede do Trem Desportivo Clube (esquina da av: Feliciano Coelho com Gal. Rondon), às 20h.

“Voz e Cordas”
Dia 23 de dezembro tem show da cantora Lia Sophia em Macapá, “Voz e Cordas”, no bar e restaurante, Vitruviano, às 22h.
Um presente de natal para encerrar bem o ano. Aguardem informações.

Nacional
Dia 7 de dezembro, véspera do feriado, tem show do consagrado cantor e compositor nacional, Cláudio Nucci e Dri Gonçalves, em Macapá. Clássico da boa MPB.
No bar e restaurante, Vitruviano. Mesas limitadas. Informações: 98111-5762 e 99131-5185.

Inaugurado
Centro Cultural Bando do Tio Arim, criado no último 20 de novembro (dia nacional da consciência negra) e inaugurado domingo, 27, com muito samba e marabaixo.
Rua Gal. Rondon entre as avs: José Tupinambá (antoiga Nações Unidas e Mãe Luzia – Laguinho.
Mais um espaço cultural no bairro do samba e do amor.

Destaque
O laguinhense Aureliano da Silva Ramos, artisticamente conhecido como Neck, cidadão do samba amapaense.
Com mais de 100 músicas gravadas e 30 de carreira, é um dos mais respeitados quando o assunto é samba.
Merece o destaque e o registro da coluna.