Heraldo Almeida

Sentinela Nortente 30 anos


A tônica da Música Amapaense que denota o pulso da nossa gente, o ritmo da alma cabocla, que reverbera suas raízes. Suas peculiaridades em melodias que se propagam, que vibram o som do coração do Amapá para o infinito.
O som que valoriza uma linguagem autêntica regional, genuína da nossa gente, emanada da inspiração sonhadora ou da realidade pura e singular; quer de amor; ou de protesto; quer de nostalgia ou de alegria.
Ora se harmoniza com a realidade; ora se projeta além da metáfora e do sonho, que soa pela mente e ecoa pela alma, dando forma à canção.
Assim é o “Sentinela Nortente”. Um repertório que se modula pelas paisagens do Amazonas, pelas correntezas do Araguari e pelo sabor do tacacá. Um repertório singular que ecoa da floresta e ressoa nas peculiaridades dos costumes e da essência dessa gente.
Cantar “Sentinela Nortente” é resgatar a memória cultural e histórica da música amapaense. É celebrar e valorizar a autenticidade dessa cultura, harmonizadas nos versos e nas melodias, que movem e pulsam o coração e a vida do amapaense.
É relembrar uma trajetória de lutas e vitórias na consecução de um sonho, que norteou e transformou a história da música popular amapaense. (Arnely Schulz)

 

  • Na Prainha

O show de lançamento do disco, “Todo Música”, o primeiro solo de Enrico Di Miceli, será na Prainha (balneário de Fazendinha), próximo do estacionamento.
Dia 14 de dezembro, 21h, com participação especial de Nilson Chaves, Patrícia Bastos e Brenda Melo. Um belo espetáculo musical pra fechar com chave de ouro o ano de 2019, em clima de luau, às margens do rio Amazonas, e do jeitinho que você gosta. Aquele lugar é mágico e espetacular.

 

  • Bienal

Iniciou no domingo (10) e vai até quinta (14), a 23ª edição da Bienal de Música Brasileira, no Rio de Janeiro, em três espaços: No Centro de Artes da UFF, em Icaraí (Niterói); na Sala Cecília Meireles e no Teatro Dulcina, da Funarte. Um espaço de valorização da diversidade musical brasileira, com 52 obras de música sinfônica, de câmara e eletroacústica-mista. Realização da Fundação Nacional de Artes – Funarte. (www.cultura.gov.br).

 

  • Amapáfrica

Em maio de 2020 o músico e produtor, Finéias Neluty, vai realizar o Projeto Amapáfrica, na cidade de Cabo Verde (África). “O Amapáfrica escolheu Cabo Verde para iniciar esta conexão direta, por se tratar de um país com muita similaridade cultural com o Amapá e com o Brasil em geral”, justificou Finéias.

 

  • Sentinela Nortente

Dia 29 de novembro (sexta) o projeto musical, “Sentinela Nortente”, vai completar 30 anos de criação em nome da música popular amapaense.
Poetinha Osmar Júnior (compositor do disco) e Amadeu Cavalcante (intérprete do projeto) vão comemorar com um show no auditório da Universidade Estadual (UEAP), às 19h. É o 1º disco do Movimento Costa Norte, lançado em 1989.

 

  • Homenagem

Poeta Joãozinho Gomes finalizou as letras das canções que farão parte de seu projeto literomusical, “A Cidade Mora Em Mim”. O autor tem vários parceiros musicando suas obras. Estamos “Cuíra”, aguardando o lançamento.

 

  • Talentos

Projeto Extremo Norte, há três anos, vem revelando jovens talentos no município de Oiapoque, nos segmentos da música, dança e teatro.
No último final de semana o Movimento realizou mais uma edição do Projeto, na praça da cidade, e contou com participação da Orquestra Sopro de Oiapoque, regida pelo capitão André Garcia (Corpo de Bombeiros). A coordenação do Movimento Extremo Norte é do jovem cantor e compositor, Leandro Shake. Parabéns.

 

  • Atrações

Na sexta (15) vai acontecer mais um Luau na Samaúma, na Praça da Samaúma, em frente ao Ministério Público (Complexo Marlindo Serrano – Araxá), a partir das 17h30.
Os artistas convidados são: Helder Brandão e Beto Oscar, Banda Yes Banana, Val Milhomem e Joãozinho Gomes.