Heraldo Almeida

Sesc AP apresenta a Exposição EUETIMIRITI


Por meio do projeto Entre Artes, o SESC Amapá realiza a exposição intitulada “EUETIMIRITI”, do artista paraense Francelino Mesquita. A vernissage será realizada no dia 18 de outubro, a partir das 19h, na Galeria de Artes Antônio Munhoz Lopes e ficará disponível para visitação pública até o dia 18 de novembro.

A exposição é composta por esculturas que foram construídas através da apropriação de talas extraídas das hastes (braços) das folhas do miritizeiro/ buritizeiro — palmeira característica das várzeas e das margens dos rios e igarapés da Região Amazônica. As esculturas produzidas com o Miriti estabelecem uma inovação da utilização desta matéria-prima da região e da cultura nortista. Esse vegetal, através das mãos do artista passa por um processo de ressignificação, uma vez que as obras apresentam um jogo geométrico e biomórfico onde se instaura uma identidade cultural amazônica, permitindo e provocando no público uma sensibilidade da expressividade artística com formas agradáveis e simples, visando promover pensamentos críticos e relações entre o indivíduo e seu meio social.

Durante o período de exposição serão realizadas visitas mediadas na galeria de arte, nas quais serão feitas discussões e esclarecimentos sobre a temática abordada nas obras. A exposição apresenta classificação livre e é aberta para visitação pública. (www.sescamapa.com.br).

 

  • Alô, Belém

Nesta quinta (10) Belém/PA vai parar para ouvir Enrico Di Miceli, no show de lançamento de seu 1º disco solo, “Todo Música”, no Sesc Ver-o-Peso (av: Castilhos França), às 19h. Com participação especial de Nilson Chaves (produtor do disco) e de Brenda Melo.

 

  • “Amana”

Título da nova música de Eliakin Rufino e Cássio Pontes, gravada por Amana Lira, feita em homenagem a própria intérprete da canção. Amana nasceu na Guiana Francesa, está morando em Macapá e estudando canto lírico no Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, que está surgindo (1 ano) para o mundo da música.

 

  • Leitura

Projeto de leitura amplia acesso de pessoas com deficiência visual a livros em todo o Brasil. Fundação Dorina Nowill atua para que milhares de pessoas possam ter acesso à literatura e a técnicas de leitura inclusiva.
O “Leitura em Todos os Cantos” irá editar 60 novos títulos e produzi-los em formatos acessíveis (braille ou audiolivro e formato digital acessível). (www.cultura.gov.br).

 

  • Patrimônio e Turismo

Entre os dias 23 e 25 de outubro, Porto Alegre (RS) vai receber o Seminário Internacional sobre Potencial Econômico do Patrimônio em sua Dimensão Turística e o 6º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial.
O Seminário e o Encontro também estão inseridos na iniciativa do governo federal Patrimônio + Turismo, com o objetivo de aliar turismo, cultura e desenvolvimento socioeconômico. (http://portal.iphan.gov.br).

 

  • Luau Samaúma

Sexta (11) inicia a 3ª temporada do Luau na Samaúma, a partir das 17h, na Praça da Samaúma (Complexo Marlindo Serrano), no Araxá. O cardápio da programação está diversificado com: gastronomia, exposição de artes, poesia, contação de histórias e show musical com os artistas – Osmar júnior, Bebeto Nandes, Sabrina Zahara, Banda Afro Brasil, Banda da Guarda Municipal, além da CIA. de Dança Corpo e Movimento (Agnaldo Santos), Discotecagem de Selecta Branks, cortejo artístico e outras atrações.

 

  • Pérola Negra

Depois do sucesso que foi neste ano de 2019, elegendo a bela jovem, Karen Jones, a coordenação do concurso de beleza Pérola Negra já está com inscrições abertas para o projeto de 2020. A coordenação e realização são do renomado produtor cultural, Ray Balieiro. Informações: 98111-1443.

 

  • Banzeiro

O Banzeiro do Brilho-de-Fogo será uma das atrações do show do Arraial do Pavulagem, dia 12 (sábado), em Belém/AP, após o Arrastão, com os artistas Laura do Marabaixo e Ricardo Iraguany. É a segunda vez que o Banzeiro é convidado para participar, a primeira foi em 2015.