Heraldo Almeida

Tem brasileiro na disputa do Oscar 2017


O Ministério da Cultura divulgou, ontem (12), a indicação de Pequeno Segredo, do diretor David Schurmann, para concorrer a uma vaga na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira no Oscar 2017. O longa, escolhido entre 16 títulos nacionais, foi selecionado por uma comissão especial formada por nove integrantes especialistas no setor audiovisual. A quantidade de filmes inscritos é reflexo do momento atual do cinema brasileiro, que, em 2015, igualou a quantidade de títulos lançados em 2013.

Pequeno Segredo passará agora pelo processo seletivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que selecionará os cinco indicados ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A 89ª cerimônia do Oscar está marcada para 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Com roteiro de Marcos Bernstein, o filme conta a história da família Schurmann, que vive ao redor do mundo a bordo de um veleiro, e têm suas vidas transformadas ao receber a menina órfã Kat. O brasileiro Marcos Bernstein também escreveu, ao lado de João Emanuel Carneiro, o roteiro de Central do Brasil (1998), de Walter Salles, vencedor do prêmio Sundance/NHK de roteiro e do Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim.

Já o diretor, David Schurmann, conta com 20 anos de experiência no mercado cinematográfico. Filho do meio da família Schurmann, já dirigiu filmes, séries para TV e filmes publicitários e é o CEO das empresas da família.

Filmado no Brasil e na Nova Zelândia, o filme traz no elenco e na produção nomes nacionais e estrangeiros, como os atores brasileiros Julia Lemmertz, Marcello Antony e Maria Flor; o peruano Inti Briones (fotografia) e a alemã Brigitte Broch (direção de arte).

Além de Pequeno Segredo, outros 15 filmes concorreram à indicação: Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, Chatô – O Rei do Brasil, de Guilherme Fontes, Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo, de Afonso Poyart, Nise – O Coração da Loucura, de Roberto Berliner, Campo Grande, de Sandra Kogut, Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil, de Belisário Franca, O Roubo da Taça, de Caíto Ortiz, A Despedida, de Marcelo Galvão, O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum, Uma Loucura de Mulher, de Marcus Ligocki Júnior, Vidas Partidas, de Marcos Schechtman, Tudo Que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado, O Começo da Vida, de Estela Renner, A Bruta Flor do Querer, de Andradina Azevedo e Dida Andrade, e Até Que a Casa Caia, de M auro Giuntini. (www.cultura.gov.br).

Projeto MPA
Na sexta, 16, a pedida é ouvir Amadeu Cavalcante e convidados no Projeto MPA, às 21h.
Com Loren Cavalcante, Mayara Braga, Helder Brandão e Beto Oscar. Esquina da av: Procópio Rola com a rua Hamilton Silva – Centro. Informações: 99126-6262.

Acessibilidade
MinC lançou o projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas. “Livro e Leitura Para Todos: Formas e Sentidos de Ler”.
Executado pela organização não governamental Mais Diferenças, selecionada por meio de edital lançado pela Fundação Biblioteca Nacional. (www.cultura.gov.br).

Agenda
Sábado, 17, tem show do cantor e compositor Nivito Guedes, no Bar Brasileirinho (em Santana). 21h.
Esquina da rua Ubaldo Figueira com a av: Maria Colares – Centro.

“Loba Boba”
Título da música de Joãozinho Gomes e Zeca Baleiro, que está no novo CD da cantora Patricia Bastos, “Batom Bacaba”.
Natura Musical, patrocinadora do projeto, divulgou em seu site (www.naturamusical.com.br) a música como o primeiro single do disco da artista.

“Batom Bacaba”
Novo CD da cantora amapaense Patricia Bastos, “Batom Bacaba” já tem data de lançamento em Macapá. Dia 11 de novembro, no Teatro das Bacabeiras.
Dia 29 de setembro – Rio de Janeiro (Solar do Botafogo), dia 2 de outubro – Campinas, São Paulo (Concha Acústica do Parque Taquaral) e dia 6 no Centro Cultural Rio Verde, capital.

Triste
Lamentável essa discussão sobre a situação que envolve o Centro de Cultura Negra do Amapá, sede da UNA.
A problemática existe há anos com vários temas, mas se as gestões focassem no objetivo daquele espaço não existiriam interrogações. Triste.

Show
Dia 29 de setembro tem show com Fafá de Belém e o Padre Fábio de Melo, no Ceta Ecotel. Aguardem.

Filme
A música “Asfalto Amarelo” (instrumental) do maestro Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro e Zeca Baleiro, virou trilha sonora do filme Pequeno Segredo.
Será lançado no final do ano em São Paulo (capital) e Paris (França). É a valorização da música da Amazônia.