Cleber Barbosa

Adoção


Olha a imagem do Dia Nacional da Adoção em Macapá reuniu centenas de pessoas no centro comercial para a VI Caminhada pela Adoção na manhã de sábado (25). O evento encerrou a programação da Semana da Adoção, uma iniciativa da Sociedade Amapaense de Apoio à Adoção (SAAD) e do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP).

Eleitor
Um sistema eleitoral organizado em um conjunto de normas legais é a base de uma democracia e garante “eleições livres, justas, diretas e periódicas”, afirmou o ministro Edson Fachin, na abertura de um debate ontem no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caminho
O evento se chama ‘Diálogos para a Construção da Sistematização das Normas Eleitorais’, que vai até esta terça-feira em Brasília. Fachin pregou liberdade de expressão, acesso à informação e pluripartidarismo.

Pacote
Três propostas do Governo do Estado do pacote por licenciamentos mais ágeis foram aprovadas pelos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Segue o rito até o plenário.

Órgãos
Entre as propostas está a definição de novas atribuições para a SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), bem como extingue órgãos e departamento e cria um ente territorial, o Amapá Terras.

Extensão
Também recebeu sinal verde da Comissão do Parlamento Estadual o projeto de Lei 0012/19-GEA, que dispõe sobre as alterações do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (RURAP).

Palestra
Evento promovido pelo SESI e o SENAI no Amapá, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), vai trazer pela primeira vez ao estado, um dos mais respeitados especialistas em inovação no mundo, o indiano Soumitra Dutta, para palestrar sobre inovação e desenvolvimento.

Perfil
Ele é ex-reitor e professor da Escola de Negócios SC Johnson, da Universidade Cornell, de Nova York. Vai ministrar a palestra Inovação: Salto Qualitativo para o Desenvolvimento, dia 13 de junho, às 10h, no Anfiteatro da Unifap. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar os portais tanto do SESI como do SENAI.

Campos
A proposta é reunir profissionais e estudantes de diferentes áreas. O público terá a oportunidade de prestigiar a exposição que tratará de assuntos como os efeitos da transformação 4.0 sobre a indústria e a sociedade, dando ênfase ao potencial que existe nos centros universitários brasileiros.