Cleber Barbosa

Agro


Balanço parcial após o encerramento da 28ª Agropesc, a tradicional feira agropecuária do município de Amapá (AP) dá conta de uma movimentação superior a R$ 3 milhões nos quatro dias. Ainda falta compilar dados econômicos de diversos parceiros, mas só com o leilão de animais, a lucratividade foi maior que 50% segundo a SDR.

Capacitação
Gestores e técnicos do SESI e do SENAI do Amapá estão participando de um treinamento inovador. Por meio de jogos específicos, a proposta é que o público desenvolva competências, identificando e definindo estratégias para a tomada de decisão.

Lego
O mundo corporativo oferece inúmeras ferramentas que auxiliam no processo de resolução de desafios e planejamento estratégico. Uma delas é a metodologia Lego Serious Play (LSP).

Energia
O Portal Solar, maior marketplace do setor de energia solar do país, apoia a campanha “Brasil, deixe a solar crescer”, promovida pela ABSOLAR com o intuito de ampliar o debate regulatório dessa geração.

Leitura
Estamos em um momento em que o digital conquistou quase todos os espaços. As tecnologias entraram nos lares de uma forma como nunca um livro entrou. Mas as pessoas estão lendo mais do que antes, sabia?

Texto
Essas reflexões são de Pedro Lino, que é mestre em Educação e especialista em Gestão Escolar. Ele é o autor do artigo “Os livros e o poder do afeto”, que está em nosso portal hoje, acesse www.cleberbarbosa.net.

Inclusão
O Ministério da Educação quer incentivar por meio de parceria assinada com a Fundação Joaquim Nabuco a abertura de cinemas acessíveis para pessoas cegas, surdas e autistas em todas as regiões do país. A parceria foi firmada ontem, com a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Filmes
Pelo protocolo de intenções, essa parceria com o MEC vai disponibilizar 20 filmes nacionais com produção de acessibilidade comunicacional, o que inclui fone com audiodescrição para cegos e pessoas com baixa visão, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legenda para surdos e ensurdecidos.

Autistas
O projeto é voltado para estados que queiram implementar a iniciativa em seus cinemas e outros tipos de espaços públicos. As produções, inclusive em formatos de desenho, atendem públicos de todas as idades. A adaptação de salas de cinema para o público autista também é estudada.