Cleber Barbosa

Aleitamento


O Banco de Leite Humano (BLH) realizou uma blitz educativa que distribuiu folders para pedestres e motoristas, no Centro de Macapá. Foi a primeira atividade do Agosto Dourado, que incentiva a amamentação. O objetivo foi alcançar toda a comunidade, aproveitando o local de grande movimento ao lado do Banco de Leite.

De volta
Retomamos a partir de hoje as atualizações diárias da coluna, depois de duas semanas de folga, pequenas férias, vai. Foi a primeira vez, em quase 12 anos de edições ininterruptas, que nos permitimos essa parada. Em outras férias, a gente mandava tudo pela web.

Família
Para fechar, fica aqui o registro de que viajar com a família – especialmente filhos adolescentes – vale cada minuto junto com eles. Experiência de vida, enquanto eles não “ganham o mundo” em voo solo.

Política
Bem, reencontramos nosso Amapá em verdadeira ebulição política, por conta do afunilamento do prazo para as convenções partidárias das Eleições 2018. Pro governo e senado ocorrem as maiores ‘costuras’.

Registros
Entre as mudanças nas regras das eleições deste ano, o fim da “dança das atas”, documentos que caciques de partidos faziam as piores agruras para podar adversários. A ata agora é digital, protocolada eletronicamente.

Governo
O fato é que o atual governador Waldez (PDT), o antigo governador Capi (PSB), o senador Davi (DEM) e o sindicalista Gusmão (PSTU) são os nomes lançados até agora para a disputa pelo Setentrião.

Francês
O ensino da língua francesa no Amapá foi tema de discussão esta semana, durante encontro entre a Associação de Professores do Centro Estadual de Língua (Aprofap) e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e a Secretaria de Estado de Educação (Seed). Tema importantíssimo para o Amapá.

Inglês
Com a Lei nº 13.415/2017, que, entre outras medidas, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, ficaram estabelecida as diretrizes e bases da educação nacional. Uma das alterações prevê também a oferta da língua inglesa nas instituições de ensino do país, para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental.

Fronteira
Doraci Guedes, explicou que, devido a fronteira com o departamento ultramarino com a Guiana Francesa, é natural que o Amapá priorize o ensino do francês. Keully Baía, explicou que devido a questões geográficas, culturais e econômicas, o francês deve continuar presente nas salas de aulas do estado.