Cleber Barbosa

Alerta


Órgãos do governo estadual se reuniram para traçar estratégias integradas em caso de inundações e pontos de alagamento. Somente nos primeiros quatro dias de dezembro, já choveu no estado 69 milímetros, dos 250mm esperados para o mês, daí a mobilização de diversos organismos de defesa social.

Cruzeiro
Houve quem fizesse críticas ao receptivo preparado em Macapá para um grupo de 200 turistas alemães no fim de semana. A coluna apurou que a decisão de dar uma ‘paradinha’ por aqui foi de última hora, daí o ‘corre-corre’.

Atrações
Ainda assim o que se viu foi o esforço de todas as pessoas e entidades envolvidas na acolhida, tanto do poder público como da iniciativa privada. Teve até grupo de Marabaixo.

Legado
De qualquer forma, como toda experiência de vida e profissional, os ruídos dessa recepção aos franceses, holandeses e alemães a bordo do MS Hamburg servirá para ajustes nos próximos receptivos.

Ajustes
Uma das observações diz respeito ao local de desembarque, na Fazendinha. Os turistas eram a grande maioria idosos, logo andaram pela lama, subiram ônibus urbanos (sem ar e muito altos).

Dicas
Também percebeu-se a carência de guias bilíngues nos monumentos turísticos visitados, inclusive com a falta de estrutura para vender água mineral, etc. Sem contar que os ambulantes não aceitavam moeda estrangeira.

Servidores
Servidores do ex-Território Federal do Amapá poderão compor órgãos da União. Esses trabalhadores públicos estão sendo orientados sobre procedimentos administrativos para atuar nos órgãos da União, como PRF, ICMBio, INSS entre outros.

Garantias
O Senado aprovou um projeto que congela os coeficientes de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até 2020. A divisão dos recursos do FPM permanece conforme o exercício de 2018 até que os dados para seu cálculo sejam atualizados com base em um novo censo demográfico do IBGE.

Roteiro
O Senado aprovou um projeto que congela os coeficientes de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até 2020. Pelo texto aprovado, a divisão dos recursos do FPM permanece conforme o exercício de 2018 até que os dados para seu cálculo sejam atualizados com base em um novo censo.