Cleber Barbosa

Amapaense


A amapaense Silvia Waiãpi gravou um depoimento ainda na época da campanha eleitoral declarando apoio a Jair Bolsonaro. Ela que é indígena nascida no Parque do Tumucumaque, disse que entre as pechas que tentaram atribuir a ele é de que não gosta dos indígenas. Agora ela está confirmada em sua futura equipe.

Brasília
A coluna desembarcou ontem na capital federal, numa cobertura especial desse momento de transição no Executivo, como também no Legislativo. Muitos dos parlamentares eleitos para a bancada do Amapá já cuidam da composição dos seus gabinetes.

Volta
Esse momento é de ajustes administrativos, como a escolha dos apartamentos funcionais e também a escolha dos gabinetes. Entre os novatos, gente que já passou pelo Congresso Nacional, como Luiz Carlos (PSDB).

Ritos
Já o presidente eleito, Jair Bolsonaro, segue cumprindo agendas institucionais, como em audiências com os chefes dos Três Poderes, incluindo Michel Temer, que abriu oficialmente a transição dos governos.

Revés
Pela manhã, após ter tido encontro com o presidente do STF, Dias Toffoli, o presidente eleito disse aos jornalistas ser contra o aumento de salário para os ministros do Supremo. Que acabou passando no Senado.

Forças
Jair Bolsonaro também tem dedicado atenção às Forças Armadas, tendo percorrido um a um os comandos da FAB, Marinha e Exército. E quer cada uma contribuindo no futuro ministério dele.

Garimpo
Investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal levaram ao fechamento de um garimpo, em Oipoque. A operação Japeusá, deflagrada pela PF buscou desarticular uma verdadeira organização criminosa que atuava na extração ilegal de ouro no garimpo “Duda”.

Bens
A coluna apurou que além do encerramento das atividades do garimpo, a ação cumpriu, ainda, três mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou, após pedido do MPF, o bloqueio de bens de três investigados até o limite individual de R$ 100 mil.

Renda
As investigações tiveram início a partir de depoimento de garimpeiros flagrados, em 2017, com ouro sem comprovação de legalidade. Sem as necessárias licenças ambiental e de exploração mineral, a produção do garimpo chega a quase R$ 500 mil por mês em ouro segundo o MPF.