Cleber Barbosa

Aviação


O juiz Antonio Ernesto Amoras Collares proferiu decisão liminar em atendimento a Ação Civil Pública ajuizada pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá e pelo Ministério Público do Amapá contra a Azul Linhas Aéreas. Ação pede que ela reative seus voos regulares na cidade de Macapá, ida e volta, em abril e maio.

Proteção
Em uma das frentes de trabalho do Ministério Público do Amapá (MP-AP), membros, servidores e colaboradores da instituição estão movendo campanhas solidárias para arrecadar doações, especialmente de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Limpeza
Além dos EPIs, as doeções incluem também material de limpeza, para apoiar os profissionaisde áreas essenciais, como saúde e segurança pública, que seguem na linha de frente no combate ao coronavírus.

Perdas
Com a recente corrida dos consumidores aos supermercados, empresários do setor registram grandes vendas, mas em alguns casos, perdas também. A frente de caixa é a área mais sensível de um supermercado.

Área
Essas áreas, chamadas tecnicamente de “PDV”, é onde habitualmente já são registradas cerca de 30% das perdas, segundo empresas especializadas em segurança e monitoramento de segurança.

Movimento
Nas últimas semanas, pico das compras, com supermercados lotados, operadores de caixa estressados e preocupados, as perdas na frente de caixa com alguns produtos alcançaram números significativos.

Vacina
A Prefeitura de Macapá encerrou a segunda fase de vacinação contra a gripe, direcionada aos profissionais de saúde, mas que também contemplou a população idosa, que foi exclusiva na primeira fase. Esses dois públicos somam 30.990 pessoas imunizadas contra os vírus da influenza A e B.

Público
A campanha, que iniciou dia 23 de março, vacinou 21.130 idosos e 9.860 profissionais da saúde. Depois das escolas, profissionais de saúde continuam sendo imunizados em suas próprias instituições com lista nominal, de responsabilidade da unidade que presta serviço, segundo Jorsette Cantuária, da coordenação.

Prazo
A coluna apurou que a campanha segue para os idosos acamados, que serão vacinados pelas Equipes de Saúde da Família em domicílio a partir desta quinta-feira, 2 de abril. Até o momento, o Ministério da Saúde só fez o envio de vacinas para esses dois grupos prioritários.