Cleber Barbosa

Aviação


O governador Waldez Góes entregou para a Companhia Gol Linhas Aéreas Inteligentes um ato declaratório que reduz de 25% para 4,5% na base de cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações internas (abastecimento) com querosene de aviação (QAV) e gasolina de aviação (GAV).

Disputa
Nesta semana, as redes sociais foram tomadas por fãs dos filmes da Marvel preocupados com o futuro da franquia do Homem-Aranha no cinema. O acordo entre Sony, Disney e Marvel foi suspenso provisoriamente, e novos filmes do personagem são incertos.

Cifras
A disputa entre as três empresas pelo uso dos direitos do personagem envolve uma franquia avaliada em mais de US$ 6 bilhões e é mais antiga do que a própria franquia “Universo Cinematográfico da Marvel”.

Turismi
Autorizado pelo Confaz, o Governo do Amapá conseguiu costurar um acordo de renúncia fiscal para reduzir a alíquota da aviação e assim incentivar e aquecer o mercado do turismo por aqui.

Volta
Em contrapartida, a partir do dia 1º de novembro a Gol deverá subir de cinco para 12 o número de voos semanais entre Macapá e Belém e, será ativado um voo diário entre as capitais amapaense e paraense.

Cultura
O prefeito de Macapá, Clécio Luiz, reuniu boa parte da classe artística na noite de ontem em praça pública para o lançamento da obra “Então foi assim”, que conta a história das maiores músicas amapaenses.

Mineração
A inglesa Cadence Minerals, representada por Kiran Marzaria, e a asiática Indo Sino Trade PTE, baseada em Cingapura, estiveram em Macapá, em evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para apresentar o plano de investimento e salvar o negócio da Zemin.

Salvação
Os executivos também esclareceram dúvidas da sociedadevamapaense, autoridades e credores da mineradora Zamin para esclarecer pontos relevantes do plano de investimento e recuperação da companhia. O site NoticiasdeMineração diz que se a proposta passar o negócio pode se reerguer no Amapá.

Eike
Já a justiça do Rio decretou a falência da MMX Mineração e Metálicos, fundada por Eike Batista, e da sua subsidiária MMX Corumbá Mineração. A decisão fundamentada de que credores não aprovaram a proposta de recuperação judicial e a falta de condições para executar o plano.