Cleber Barbosa

Capacitação


Olha aí um dos momentos da Expotec no fim de semana. Segundo a organização, a cargo de Sesi e Senai, trazer palestrantes de alto nível, como o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, para Macapá é importante para despertar os jovens para as tendências do mercado dos próximos anos e apontar os caminhos.

Cargas
Começou a série de 10 (dez) testes com navios mercantes passando na Barra Norte do Rio Amazonas, depois que a Marinha baixou portaria aumentando em 20 centímetros o calado na região. Pode parecer pouco, mas o suficiente para mais 1,8 mil toneladas.

Rádio
O comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Edervaldo Teixeira, foi ao rádio no fim de semana, destacar a importância da medida. Foi em nosso programa radiofônico Conexão Brasília cá na Diário FM.

Academia
A Universidade Federal do Amapá (Unifap) avançou cinco posições no Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de S. Paulo, passando da 159ª posição em 2017 para a 154ª posição neste ano.

Regra
O RUF é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro feita pelo jornal desde 2012 e classifica 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, de todas as regiões do país. O resultado foi publicado ontem.

Destaque
Ensino e inovação foram os dois indicadores que impulsionaram o avanço da Unifap na edição deste ano do ranking da Folha S. Paulo. Em 2017, a Universidade estava na 162ª posição e, em 2018, subiu para a 138ª.

Expotec
Com 12 horas de duração, a I Feira de Tecnologia e Inovação do estado reuniu mais de mil pessoas. O evento gratuito, promovido pelo SESI e pelo SENAI, em parceria com o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) Macapá, aconteceu no fim de semana.

Tecnologia
Entre os destaques, a robótica e trabalhos que visam beneficiar pessoas doentes ou com deficiência estiveram presentes na Expotec. Um dos exemplos é a proposta da empresa fictícia Dreamaker, elaborada por uma equipe formada por alunos da Educação Básica articulada com a Educação Profissional (EBEP).

Saúde
O foco é o fornecimento de certificação a empreendimentos e a criação de um espaço de recebimento de doações direcionadas à pessoa com deficiência. Alunas do SESI e do SENAI expuseram ainda um aplicativo denominado Conscientização do Câncer Infantil e da Depressão (CCID).