Cleber Barbosa

Capitania


A Marinha do Brasil realizou a troca do comandante da Capitania dos Portos do Amapá. Em evento presidido pelo almirante Newton Costa Neto, comandante do 4º Distrito naval (AP, PA, MA e PI), deixou o cargo o capitão-de-fragata Cézar da Silva sendo substituído pelo também capitão-de-fragata Carlos Augusto de Souza Júnior.

Mulher
Matriarca de tradicional família política local, a ex deputada Francisca Favacho reuniu várias lideranças locais em sua festa de aniversário e ratificou determinação com a vida pública. Completou 6.5 e foi logo avisando: “Ainda não parei!”.

Mistério
Durante o evento, bastante prestigiado por lideranças políticas, como Jaime, Lucas, Josiel e Aline, a líder da família Favacho disse que este ano tem mais, sem dar pistas sobre como irão às eleições municipais.

Acidente
A juíza Odaíse Cristina Picanço Benjamin Martins, da 6ª Vara do Trabalho de Macapá, já tem em mãos o resultado da perícia oficial feita na área do acidente de 2013 no porto da Anglo American, em Santana.

Laudo
Os especialistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) recolheram um total superior a 100 quilos de amostras de material e o resultado foi desfavorável à mineradora inglesa, que já anunciou recurso.

Causa
A magistrada já havia determinado bloqueio judicial de R$ 100 milhões da mineradora Anglo, a título de garantias ou caução na Ação Civil Pública instaurada para apurar as responsabilidades trabalhistas.

Apoio
O governador Waldez apontou como indispensável o papel exercido pela Marinha no Amapá, estado que possui 300 quilômetros de leitos do Rio Amazonas e 600 quilômetros de litoral atlântico. A declaração aconteceu durante a troca de comando da Capital dos Portos, em Santana.

Elogio
Durante a cerimônia, Waldez reconheceu o trabalho realizado pelo capitão Fernando Cézar da Silva ao longo de dois anos e desejou boas-vindas ao novo comandante. O capitão-de-fragata Carlos Augusto de Souza Junior assumiu o posto de capitão dos portos do Amapá, substituindo colega que volta a Belém.

Píer
O governador exaltou o trabalho em conjunto com a Marinha, lembrou que a instituição está convidada para utilizar o Píer Integrado da Segurança Pública – uma das 15 obras com ordem de serviço autorizada pelo Governo – com os demais órgãos ligados à pasta da segurança.