Cleber Barbosa

Chegando


O novo técnico do Fla, o português Jorge Jesus, mostra que fez o dever de casa direitinho e estudou a cultura do clube que vai comandar o futebol. Disse sonhar em reeditar uma final do Mundial de Clubes com o Liverpool, que venceu a Champions League. “Pode ser de três a zero de novo, como em 1981”, disse ele ao lado do cartola Landim.

Interior
Pedra Branca do Amapari vira e mexe observa algum gringo percorrendo a cidade, claro, afinal l´[a é uma província mineral e existem indústrias do setor em atividade por lá. Que tal então se alguns desses moradores pudessem aprender inglês? Já é possível.

Mineração
A comunidade teve a oportunidade de participar do curso de iniciação profissional de inglês básico realizado pelo SENAI do Amapá, em parceria com a Mina Tucano, administrada pela australiada Beadell.

Mercado
O ensino da língua inglesa tem como objetivo capacitar profissionais que atendam ao perfil da indústria 4.0. Colocação no mercado tem que entender novas tecnologias, muitas vezes apresentadas em outro idioma.

Política
O pacote de medidas que visam modernizar os órgãos de licenciamento e de assistência técnica ao setor produtivo venceu mais uma etapa no Parlamento Estadual. Passou na COF, Comissão de Orçamento e Finanças.

Trâmite
A expectativa é ir a Plenário. Vale lembrar que entre os avanços, a extinção do IMAP, a fusão de três órgãos de assistência num só, o fortalecimento da SEMA, e criação de órgão para Regularização Fundiária.

Parque
Chefe do MP, Ivana Cei, e os promotores Vinicius Carvalho e Marcelo Moreira, da Promotoria de Defesa Meio Ambiente e Conflitos Agrários de Macapá (Prodemac), respectivamente, realizaram uma fiscalização na execução das obras de adequação dos logradouros do Parque Zoobotânico.

Local
O prefeito Clécio Vieira, e gestores da Prefeitura de Macapá, e a bióloga Márcia Bueno, analista ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) acompanharam os membros do Ministério Público do Amapá (MP-AP) que percorreram trilhas e puderam conferir o andamento dos trabalhos.

Ajustes
O projeto de revitalização foi elaborado a partir da atuação da Promotoria de Meio Ambiente, por meio de uma Ação Civil Pública para reparar danos ambientais causados pela exploração de minério. Para extinguir a ação foi feito um acordo judicial, com várias condicionantes.