Cleber Barbosa

Clássico


Se fosse uma partida de futebol esse reencontro nas urnas entre dois ex governadores do Amapá poderia ser chamado de clássico, quase um Fla-Flu ou Vasco-Bota; Capi e Waldez alternam vitórias e derrotas desde a década de 1990, com o pedetista sustentando um tabu que já dura 20 anos, quando perdeu para Capi em sua reeleição.

Tempo
Com uma taxa de renovação recorde, o Congresso Nacional começa só em fevereiro o trabalho que as eleições de domingo credenciam novos deputados federais e senadores a desenvolver pelo país. Até lá, caberá aos atuais parlamentares votar o orçamento.

Vivência
Mas engana-se que esse renovação seja, de fato, de caras novas na política. São vereadores, deputados estaduais, ex prefeitos e gente experimentada na política que tem Brasília como um ‘au-grade’ na carreira.

Resignação
Mas a gente não está aqui condenando aqueles que conseguiram renovar seus mandatos, longte disso. Afinal sabemos que existem sim bons políticos, gente que tem uma ficha de bons serviços prestados.

Nomes
Na bancada do Amapá no Congresso, das oito cadeiras na Câmara, apenas três retornarão no dia 1º de fevereiro: Vinícius (PR), André Abdon (PP) e Marcivânia (PCdoB). E Luis Carlos (PSDB) que retorna.

Senado
No Senado, da atual composição apenas Randolfe (DEDE) renovou mandato, enquanto que Davi (DEM) ainda pode concorrer ao GEA. O novo no grupo será Lucas Barreto (PTB) eleito agora senador.

Procon
No período de hoje até 5ª feira o Núcleo de Fiscalização do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/AP), irá fiscalizar o centro comercial de Macapá e Santana. A fiscalização é alusiva ao Dia das Crianças, data em que o comércio costuma registrar um acréscimo na demanda consumerista.

Preços
A coluna apurou que essa iniciativado Procon foi batizada com o sugestivo nomes de “Operação Dia das Crianças”, a ação tem por objetivo verificar se os estabelecimentos estão em conformidade com as legislações consumeristas e demais legislações vigentes, como a precificação dos produtos e precificação de vitrines.

Olhar
Também serão alvo da fiscalização as formas de pagamento, exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), informações corretas e precisas do produto, certificado do Inmetro e Nota Fiscal. Paralelamente os fiscais estarão de olho nas reclamações através do Disk denúncia 151.