Cleber Barbosa

Cultura


O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, retoma a agenda de compromissos no Amapá. Ontem, foi aos barracões das escolas de samba do estado, um setor que mereceu dele também uma atuação destacada. Confirmou a volta dos desfiles e até uma ajuda para fazer a reforma do Sambódromo para o ano que vem.

Eleição
Este é um ano eleitoral, então partidos e lideranças políticas já abriram os serviços, por assim dizer. Há quem guarde informações consideradas estratégicas, que possam despertar o lado adversário, em costuras ou sabotagens. Sim, isso existe também.

Chapa
A exceção a essa regra pode ser o pré-candidato a prefeito Antônio Furlan (CID), que é médico e deputado. Ele anunciou ontem aliança com o PSC e já divulgou o nome da vice: a pastora Ivone Chagas.

Porto
E lá pelas bandas de Santana, segundo maior colégio eleitoral do Amapá com 80 mil eleitores, a corrida pela sucessão do atual prefeito Sadala segue em ritmo frenático, com reflexos para todo o estado.

PDT/DEM
Nas últimas eleições, em 2016, os liderados de Waldez e Davi polarizaram a disputa. Agora, pelo que se diz, os dois devem estar juntos, com uma candidatura do PDT lá e uma do DEM na capital. A se confirmar.

Nome
O primeiro passo foi dado ontem em Santana, com a apresentação dos candidatos a vereador e também a prefeito, no caso o secretário estadual da Fazenda, Josenildo Abrantes, quadro do PDT local.

Mineração
O setor da mineração respira a esperança pela retomada do processo industrial no Amapá. Em Pedra Branca do Amapari, por exemplo, expectativa pela retomada da lavra de minério de ferro. Já a lavra do ouro em escala, está a cargo da Mina Tucano (antiga Beadell), que mantém o ritmo por lá.

Vídeo
Repercutiu a entrevista concedida ao nosso programa Conexão Brasília pelo economista Joselito Abrantes, vice-presidente da Agência Amapá. Falou sobre as possibilidades esconômicas tendo a ferrovia como pano de fundo. O vídeo está disponível na seção Conexão TV no portal www.conexaobrasilia.com.

Rádio
Amanhã tem dicas valiosas sobre empreendedorismo em nosso programa de rádio. Um ilustre convidado será Alberto Júnior, fundador de uma holding que possui modelos de nano e microfranquias, um segmento que está em alta no mercado. Não perca, o jornalístico é das 7h às 9h.