Cleber Barbosa

Disparidades


O Procon/AP realizou uma fiscalização repressiva em 13 estabelecimentos que comercializam material escolar, sendo 9 em Macapá e 4 em Santana. Estavam em conformidade com as leis vigentes e não foram autuados. Mas pesquisa de preços dos artigos que da lista de material escolar constata variação de 119% nos preços.

Senado
A oposição busca um candidato para presidência do Senado Federal que possa garantir a “independência”. Sem um nome alinhado, o bloco estuda apresentar aos candidatos uma carta de compromisso de independência do governo de Jair Bolsonaro.

Davi
Segundo o senador Randolfe (REDE-AP), a ideia é apoiar um candidato que dialogue com a renovação apontada nas eleições de outubro e assegure a independência que o Senado precisa ter.

Difícil
O parlamentar do Amapá condiciona inclusive o apoio a Davi (DEM-AP) a ele assumir compromisso de ser independente do Planalto, o que muitos não acreditam pela participação de seu partido no governo.

Parlamento
Por aqui, no Amapá, as eleições para a Assembleia Legislativa tem extraoficialmente dois nomes para ser presidente: o atual dirigente Kaká Barbosa e o ex presidente Júnior Favacho. Dois pesos pesados.

Fechada
Outra nota sobre o Parlamento Estadual é que a posse dos novos deputados e dos reeleitos não será mesmo no prédio da ALAP na Av. FAB, que segue em obras de reforma. Previsão é ser reaberto em março.

Economia
A Confederação do Comércio iniciou em 1996 a pesquisa trimestral “Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida”. O Índice divulgado ontem pela CNI mostra que caiu para 55 pontos em dezembro de 2018 e ficou 10,7 pontos abaixo do registrado em setembro do ano passado.

Mercado
Segundo manifestação da Confederação, o resultado positivo reflete o otimismo e a confiança que a maioria da população deposita no novo governo e também a percepção crescente de superação da crise econômica. Mesmo assim, o indicador continua acima da média histórica, que é de 49,8 pontos.

Indicador
Ainda de acordo com a extratificação da pesquisa da CNI, os números apontam que a satisfação com a vida também melhorou. O indicador aumentou 2,7 pontos em relação a setembro e ficou em 68,6 pontos em dezembro. O crescimento de 2,7 pontos foi o maior desde maio de 1999.