Cleber Barbosa

Distinção


Tendo o experiente Delmer Merguida entre os homenageados, a classe dos zootecnistas recebeu no Parlamento Estadual uma distinção à altura dos relevantes serviços prestados ao setor produtivo. Uma Moção de Aplauso aprovada pela unanimidade dos parlamentares estaduais para marcar o Dia Nacional do Zootecnista.

Campo
Com o objetivo de aprimorar as técnicas utilizadas para cultivar hortaliças e legumes, o corpo docente das escolas do SESI do Amapá e da Escola Estadual Irmã Santina Rioli estão recebendo até quinta-feira, 16, treinamento em horticultura.

Horta
As instituições de ensino cultivam uma horta compartilhada e a produção é usada na merenda escolar. O pesquisador da Embrapa, Jorge Segóvia, ensina até sobre a compostagem de resíduos orgânicos.

Menores
A Unifap foi notificada na segunda-feira, 13, sobre fiscalização do Juizado da Infância e Juventude, que constatou a presença de menores de 18 anos em aparente estado de embriaguez, na saída da instituição.

Evento
Em nota, a universidade diz que o referido evento foi promovido pela Associação Atlética Galvânica do curso de fisioterapia, com finalidade principal, a partir da política cultural da instituição.

Apuração
Ainda segundo comunidado da Unifap, a Reitoria está apurando os graves fatos no evento para tomar as medidas cabíveis, as quais serão informadas à comunidade em momento oportuno.

Câmara
A Câmara dos Deputados aprovou por 307 votos a 82, a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar à Casa os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. Ele será ouvido no Plenário nesta quarta-feira (15), em comissão geral.

Ministro
Autor do pedido, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) disse que os cortes precisam ser explicados, uma vez que o País viveu um ciclo de expansão do sistema educacional público que agora corre risco de ser interrompido. O debate vai coincidir com manifestações convocadas contra o congelamento dos recursos.

Represália
Apenas o PSL e o Novo foram contrários ao pedido. Carla Zambelli (PSL-SP) afirmou que a convocação quer adiar a votação das medidas provisórias, especialmente a que trata da estrutura ministerial do governo (MP 870 – que retirada o Coaf do Ministério da Justiça.