Cleber Barbosa

Entrevista


O ministro Carlos Perez, atual diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, quando concedia entrevista exclusiva ao colunista sobre avaliação e perspectivas para o Amapá em relação à retomada da comissão transfronteiriça. A íntegra da conversa está em nosso portal. Passe lá!

Indústria
Alunos do curso de Eletricista Industrial do SENAI visitaram as instalações da Amapá Florestal e Celulose S.A (AMCEL) em Santana. A atividade foi acompanhada pelo instrutor da instituição, Heraldo Souza, faz parte do desenvolvimento prático da formação.

Prática
O objetivo da visita foi apresentar aos estudantes o sistema elétrico industrial de uma empresa, onde eles pudessem aprender sobre seus processos de funcionamento. A prática é sempre importante, claro.

Academia
A jornalista Cláudia Bardal Sória, que vinha atuando como coordenadora dos cursos de comunicação da Faculdade Estácio Macapá, anunciou ontem desligamento da instituição. Vai retornar à Curitiba (PR).

Diplomacia
Macapá sedia a XI Reunião da Comissão Mista de Cooperação Transfronteiriça, onde sentam à mesa autoridades do Brasil e da França para fazer avançar as relações e trocas entre os dois países, via Amapá e Guiana.

Portal
Na primeira rodada, ontem, alguns avanços importantes, como a possibilidade da implantação de um voo regular entre Macapá e Caiena. A cobertura completa você acompanha em www.conexaobrasilia.com.

Férias
Lembra dessas? Amarelinha, esconde-esconde, jogo das sombras, cabo de guerra são apenas algumas das brincadeiras antigas que podem e devem ser resgatadas, não só no período de férias escolares, mas na rotina das crianças, já que ajudam no desenvolvimento geral infantil. Pura verdade.

Especialista
Segundo a pedagoga Claudia Aloia, que comanda o ABC das Mães, grupo que reúne mais de 40 mil mulheres, resgatar as brincadeiras e jogos de antigamente ajudam a criança a aprender a se expressar, lidar com os sentimentos, resolver conflitos e respeitar as regras e principalmente dos companheiros.

Artigo
Por isso, neste período de férias escolares, a proposta da pedagoga é a de dar “férias” para a tecnologia e incentivar as brincadeiras antigas. “Cada tipo de brincadeira tem um ou mais benefícios que são explorados sem a criança perceber”, diz ela. Mais em www.cleberbarbosa.net.