Cleber Barbosa

Exército


Na pista do Aeroporto Internacional de São Luís (MA), a chegada das tropas enviadas de Macapá ´para reforçar o contingente de militares do Exército Brasileiro nas garantias das Eleições 2018 na área sob jurisdição da Brigada Foz do Amazonas, cuja sede é em Macapá, mas que abrange o Pará e também o Maranhão.

Pesquisa
Saiu ontem à noite a última rodada de pesquisas do Ibope para a corrida da sucessão estadual no Amapá. Capiberibe (PSB) mantém a liderança, mas desta vez quem aparece em segundo é o atual governador Waldez (PDT), que ultrapassa Davi Alcolumbre (DEM).

Extrato
Essa projeção pela Ibope levando em consideração apenas os votos válidos, ou seja, descartan-se os brancos e nulo, como faz a Justiça Eleitoral. Capi 36%, Waldez 26%, Davi 25%, Cirilo 12% e Gianfranco 1%.

Turno
Para que a disputa terminasse ainda no primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um voto. A soma dos valores pode diferir de 100% por questões de arredondamento.

Senado
O levantamento do Ibope no Amapá também revelou uma sensível mudança no cenário da disputa pelo Senado. Randolfe lidera com 34%, mas Janete tem 17% e agora Lucas logo atrás, com 13% (só os válidos).

Disputa
Olha os outros números: Jorge Amanajás (PPS): 8%, Bala Rocha (PSDB): 7%, Fátima Pelaes (MDB): 7%, Gilvam Borges (MDB): 4%, Guaracy (PTC): 4%, Dr. Davi (PSTU): 3%, Dr. Ricardo Santos: 1%

Exército
Uma Companhia de Fuzileiros do 34º BIS, com 127 militares, além de oficiais e sargentos da Companhia de Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Macapá, desembarcaram ontem (05) em São Luís (MA) para reforçar o contingente de tropas federais que atuarão nas garantias das Eleições 2018.

Tropas
Os militares do 34º Batalhão de Infantaria de Selva foram transportados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e só devem retornar da missão na segunda-feira, após a liberação dos juízes eleitorais de 73 municípios maranhenses que requsitaram tropas federais para dar garantias à votação de domingo.

Comando
O coordenador geral da missão que envolve o Pará, Amapá e o Maranhão é o general Luiz Gonzaga Viana Filho, que é o comandante da 22ª Brigada. Ele mantém o QG das operações no quartel do 24º BIS, em São Luís, onde saem as equipes para diversas regiões do Maranhão.