Cleber Barbosa

Exterior


O governador Waldez retornou da viagem que fez até a Rússia e falou ontem à coluna sobre como a comunidade internacional começa a receber o projeto ‘Tesouro Verde’. Trata-se de uma etsratégia que ele julga ser profissional e mais justa do ponto de vista do Amapá ser compensado pelo serviço à Terra. Mais em CleberBarbosa.Net

Aeroporto
A expectativa pela inauguração do novo Aeroporto Internacional de Macapá é tamanha que as redes sociais têm dedicado um capítulo à parte para fotos, vídeos e até selfies de gente que por algum motivo passa ou trabalha no canteiro de obras.

Testes
No último fim de semana, circularam imagens de um teste operacional de um equipamento chamado “finger”, que são pontes de embarque de passageiros, que são conhecidos popularmente como “sanfoninhas”.

Terminal
A coluna entrou em contato ontem com a Infraero, mas a estatal de infraestrutura aeroportuária ainda não está autorizada e dar mais informações a respeito da fase de testes. A data provável de inaugurar é dia 8/4.

Viagem
Apuramos também que existe uma pré-agenda para que o presidente Bolsonaro possa vir a Macapá para a cerimônia de inauguração do novo aeroporto de Macapá. Ajustes entre as datas são possíveis, entre 8 a 10/4.

Trajetória
A história do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre começou a ser escrita na década de 1930, durante a Segunda Guerra, com a base aérea em Amapá. Depois, em 1958, saiu da FAB para o atual endereço.

Ponto
O vice Jaime Nunes mostra à que veio. Sem essa de ser o substituto eventual do titular. Pilota o Comitê de Qualificação e Controle dos Gastos Públicos, colegiado que tem dialogado diretamente com todos os setores do Estado para formatar uma máquina governamental mais enxuta. E eficaz.

Posse
Ontem à noite, Jaime e Waldez foram juntos à cerimônia de posse dos primeiros defensores públicos de carreira do estado. O interessante é que isso acaba ajudando a diminuir o tamanho da estrutura e até a instabilidade na atuação de advogados públicos. Saem os contratos temporários e entram agentes do estado, de carreira.

Página
Mas é preciso também fazer justiça – literalmente – a toda folha de relevantes serviços prestados ao estado pelos defensores públicos até então. A Justiça, aliás, para ser plena, tem que ter juiz, promotor e defensor. Os públicos, aliás, levaram 70% das ações judiciais no Amapá.