Cleber Barbosa

Ferrovia


O governo federal espera atrair R$ 52,8 bilhões de investimentos em ferrovias em 2020. O montante deve vir dos leilões como a Ferrogão, no Mato Grosso. o Amapá também adota modelo semelhante, com a concssão da Estrada de Ferro do Amapá (EFA), que poderá enfim ser revitalizada e voltar a operar os trens.

Marinha
O comandante da Marinha do Brasil, almirante Ilques Barbosa Junior, informou que a autoridade marítima vai chancelar um novo aumento do calado operacional na Barra Norte do Rio Amazonas – equivalente a 2 mil toneladas a mais de carga na foz do rio-mar.

Rio-mar
A confirmação dessa notícia foi muito bem recebida pelo setor, pois é o segundo aumento de limite de profundidade em um ano, para a passagem de navios cargueiros pelo Barra Norte do Rio Amazonas.

Portos
A medida, claro, beneficia o Amapá, mas também toda a navegação de cargas por meio fluvial e marítimo, a partir de Macapá e os demais portos rio acima, como Santarém, Trombetas e Manaus.

Macapá
Câmara e Prefeitura divergem sobre divisão do orçamento de Macapá para 2020. A Procuradoria da CMM apresenta novo recurso contra decisão judicial que interfere na promulgação da Lei Orçamentária Anual.

Santana
Em Santana, o prefeito Ofirney Sadala não compareceu à sessão inaugural do ano legislativo, o que foi considerado pela oposição um gesto deselegante. Já quiseram até abrir CPI anteriormente conta ele.

Irmãos
No mercado do agronegócio, o anúncio da retomada do projeto Ferrogrão (EF-170), de escoar a produção do Centro-Oeste para os portos do Norte, pode fazer com que no Amapá a ferrovia entre o Mato Grosso e o Pará tenha um irmão mais velho por assim dizer, a histórica Estrada de Ferro do Amapá (EFA).

Concessões
Depois da mineradora Icomi S.A., que construiu a Estrada de Ferro do Amapá, tiveram a concessão da ferrovia a MMX, a Anglo American e a Zamin Ferrous. Depois, a concessão da ferrovia amapaense foi retomada pelo Estado, ficando sob a tutela da Secretaria de Estado dos Transportes (SETRAP).

Consórcio
Recentemente, foi anunciado pelo Setentrião um contrato para arrendamento da estrada de ferro, por um pool de empresas do setor mineral, as companhias Cadence Minerals PLC, IndoSino PTE Ltda e DEV Mineração, num plano de recuperação de US$ 200 milhões (R$ 900 milhões).