Cleber Barbosa

Há vagas


Ainda estamos no primeiro mês do ano, mas essa pode ser uma boa oportunidade para quem sonha em passar em um concurso público. Na semana passada, 20 estados (inclusive o Amapá) abriram concursos e disponibilizaram um total de 3.678 vagas, com salários que podem chegar a R$ 16 mil/mês.

Mórbido
Depois da famosa eleição de 2000, quando segundo a lenda política até mortos do Bailique ajudaram a mudar o resultado da eleição, a sucessão para a Câmara Municipal deste ano registrou algo parecido. Fake news envolvendo suposta morte de pai de vereador.

Cadeiras
O caso, que por enquanto circula apenas nos bastidores da política, teria ocorrido durante as articulações para a composição da Mesa Diretora. É que com a saída de Acácio, abrem-se clarões.

Parlamento
Outra briga que por ora corre apenas nos bastidores é a eleição para a Mesa Diretora da ALAP. Dois nomes são dados como certos na disputa: Kaká Barbosa e Júnior Favacho, atual e ex-presidente, nessa ordem.

Campanha
Enquanto isso, para a eleição da Câmara dos Deputados, o atual presidente Rodrigo Maia (DEM) vai a caça de votos nos quatro cantos do país, inclusive no Amapá. Estará por aqui amanhã em campanha.

Quadro
Na recepção a Maia existem lideranças locais como o deputado eleito Luís Carlos (PSDB), que está retornando ao Congresso Nacional. A eleição na Câmara também ocorre no dia 1º de fevereiro.

Senado
Analistas em Brasília e no Amapá acham que o senador amapaense Davi Alcolumbre (DEM) pode ter perdido um pouco da densidade eleitoral para a sucessão na presidência do Senado. Mas a secretaria-geral da Casa confirma que será ele o parlamentar a presidir a sessão de posse e a votação da mesa.

Rito
Os trabalhos no Senado recomeçam no dia 1º de fevereiro, segundo o regimento interno, com a posse dos senadores eleitos em outubro de 2018 e a eleição do presidente e demais cargos da Mesa. A cerimônia de posse ocorre às 15h. Em seguida, será realizada sessão para a eleição dos cargos da Mesa do Senado.

Antiguidade
A sessão de posse dos senadores é relativamente rápida, não há discurso dos parlamentares, apenas a fala do senador que irá presidir a sessão. Será presidida por Davi porque ele é o único membro da Mesa da legislatura anterior que continua no exercício do mesmo mandato.